FASER

Como acessar

Eventos

Estudantes realizam visitas ao Arquivo Judiciário

No dia 11/04 alunos de direito da Faculdade de Aracaju - FACAR e da Faculdade Sergipana - FASER, acompanhados da professora Luana Duarte, realizaram visita técnica ao Arquivo Judiciário do Tribunal de Justiça de Sergipe, onde todos foram muito bem recepcionados e orientados pela chefe da Divisão de Memória Judiciária Maria Assunção Ribeiro que apresentou diversos setores do Arquivo, explicando sobre o seu funcionamento.​

Fotos Relacionadas

Parceria das Faculdades no programa “Ministério Público Acadêmico”

O Núcleo de prática jurídica - NPJ da Faculdade Sergipana - FASER, recebeu visita do Coordenador de ensino da Escola Superior do Ministério Público de Sergipe, o Promotor de Justiça, Prof. Dr. Sandro Luiz da Costa, com intuito de consolidar a parceria das Faculdades no programa “Ministério Público Acadêmico”. Estavam presentes o Diretor Geral, Prof. Adailton Vilela, o Coordenador do Curso, Prof. Ivis Melo, o Gerente da unidade Diego Rocha e a Profa. Luana Duarte, advogada do NPJ. Na oportunidade, Dr. Sandro conheceu a sede do NPJ, bem como lhe foi informado sobre alguns projetos já desenvolvidos e outros que serão colocados em prática ainda este ano, como o NPJ itinerante.

Fotos Relacionadas

Celebração: Parceria entre escola Superior do Ministério Público de Sergipe e FASER

No dia 25 de março de 2019 foi celebrada a parceria entre a Escola Superior do Ministério Público de Sergipe e algumas faculdades do curso de graduação em direito, entre elas a Faculdade Sergipana - FASER. O programa tem como objetivo oferecer cursos gratuitamente na área jurídica aos discentes da Faculdade Sergipana - FASER, ao longo desse ano letivo serão ofertados 21 cursos. Nosso diretor Prof. Adailton Vilela, estive presente na solenidade de assinatura de parceria entre as duas instituição. Parceria que renderá bons conhecimentos para os nossos alunos.​

Fotos Relacionadas

II Seminário Sócio Jurídico: O Direito Penal e Processual Penal na Atualidade

O “II Seminário Sociojurídico: o direito penal e processual penal na atualidade” foi realizado em sua segunda edição e apresentou como tema central questões atuais do direito penal e direito processual penal. O evento foi realização da Faculdade Sergipana - FASER, da Faculdade de Aracaju - FACAR e da Eventu's. Ciência. Tecnologia e Entretenimento. Em sua primeira edição, realizada no ano de 2018, abordou “O crime organizado e temas contemporâneos”.
O “II Seminário Sociojurídico: o direito penal e processual penal em debate” ocorreu no dia 18 de março do corrente, no Auditório Aruana - Comfort Hotel (Avenida Mário Jorge Menezes Vieira, n. 498/Atalaia, nesta cidade).
Foram emitidos aos ouvintes certificado de participação de 10h, além de certificado aos palestrantes e docentes convidados.

O evento foi realizado conforme a seguinte programação: 17h – Credenciamento; 18:30h - Solenidade de abertura, com composição de mesa, que contou com a presidência do Dr. Ermelino Cerqueira – coordenador do curso de direito da FACAR, representando Dr. Adailton Almeida – diretor da FASER/FACAR; Dr. Normam Araújo – advogado, representante da OAB/SE e Dr. Arnaldo de Aguiar Machado Júnior - Coordenador do Curso de Direito/ UFS.
Na sequência foram apresentadas as palestras: 1ª Palestra - 18:45h às 19:30h, com o tema: “Feminicídio”. Palestrante: Wesley Soares; 2ª Palestra - 19:30h às 20:15h, com o tema: “A importância da preservação do local de crime”, palestrante: Luciano Homem Neto; 3ª Palestra - 20:15h as 21:00h, com o tema: “Violência ​juventude”., palestrante: Kalyne Alves Andrade Santos e a última palestra, das 21:00h as 21:45h, com o tema: “Aspectos polêmicos quanto ao plea bargain” , palestrante: Agtta Christie Nunes Vasconcelos. Encerramento: 22h.
O evento contou com o apoio da Livraria Escariz, que fez a exposição de diversas obras jurídicas e do Instituto Sede. Ao final foram sorteados 5 brindes (4 livros e 1 camiseta do evento).

Fotos Relacionadas

Reinauguração do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade Sergipana - FASER

Na última sexta-feira os alunos do 8/9 período de Direito da FASER participaram da aula inaugural da sede do Núcleo de Prática Jurídica ministrada pela Profa. Agtta, que foi todo reformado e ganhou novos equipamentos. Na oportunidade os alunos foram apresentados à nova estrutura e receberam várias instruções acerca do funcionamento do estágio supervisionado, bem como aspectos práticos relacionados ao atendimento das partes, realização de acordo e atuação forense.

Fotos Relacionadas

Alimentação Saudável e Qualidade de Vida

No dia 26 de janeiro de 2019, tivemos a presença da Prof.ª Esp. Sandra Cristina, compartilhando um pouco do seu conhecimento com os nossos colaboradores, a mesma apresentou uma palestra com tema ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E QUALIDADE DE VIDA.

A Direção da FASER/FACAR agradece a professora e aos organizadores do evento, Diego Rocha - Gerente de Unidade e nossa Coordenadora Geral - Rosana Marcondes.

Fotos Relacionadas

Capacitação colaboradores - Qualidade no atendimento

No dia 12 de janeiro de 2019, tivemos a presença da Prof.ª Esp. Val, compartilhando um pouco do seu conhecimento com os nossos colaboradores, a mesma apresentou uma capacitação com tema QUALIDADE NO ATENDIMENTO.

A Direção da FASER/FACAR agradece a professora e aos organizadores do evento, Diego Rocha - Gerente de Unidade e nossa Coordenadora Geral - Rosana Marcondes.

Fotos Relacionadas

Visita técnica ao TRT20

No dia 17 de outubro de 2018, os alunos de Direito da Faculdade Sergipana (Faser) participaram de uma visita técnica ao Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região. A visita faz parte das atividades do Núcleo de Práticas Jurídicas da instituição de ensino.

Os alunos estavam sob a orientação da advogada, Luana Duarte, que destacou a importância das visitas técnicas como parte da programação do Núcleo, que está sob a supervisão do coordenador do curso de Direito, Ives Melo de Souza. “O objetivo dessas visitas é aproximar o aluno das instituições e da realidade da vida jurídica. Dessa forma eles tem a oportunidade de ver como funciona o órgão e presenciar a prática do direito”, afirmou a advogada do Núcleo.

Os acadêmicos foram recebidos pela Assessoria de Comunicação, com a visita sendo iniciada pelo Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (CEJUSC-JT), lá a juíza substituta, Júlia Borba Costa Noronha, explicou o funcionamento do Centro e esclareceu algumas dúvidas dos universitários.

Em seguida, os alunos foram para a Sala de Sessões, onde assistiram a sessão do Pleno, presidida pelo presidente do TRT20, desembargador Thenisson Dória, que cumprimentou os acadêmicos. Ao fim da sessão, os estudantes participaram de um bate-papo com o presidente Thenisson Dória e os desembargadores Jorge Antônio Cardoso, Vilma Leite Amorim e a procuradora do Trabalho, Lair Carmem Guimarães. A visita foi encerrada na biblioteca, onde os acadêmicos puderam conhecer um pouco do acervo do TRT20.

Para o aluno Ivonaldo Gouveia Torres, 3º período, a visita técnica é importante para consolidar a experiência do aluno. “Em sala de aula aprendemos a teoria e aqui observamos a prática da atividade do advogado, fundamentando o nosso conhecimento”, ressaltou. ​


Projeto extensão estética solidária

O Projeto de Extensão Estética Solidária realizou ações de cunho social direcionadas a idosos residentes em asilos no município de Aracaju.  As atividades foram desenvolvidas pelas as acadêmicas do Curso de Estética e Cosmética, do primeiro período da Faculdade Faser.

Proporcionamos ações através de procedimentos terapêuticos em estética e saúde, com a finalidade de melhorar o aspecto da imagem pessoal e bem estar físico e mental dos idosos. Simultaneamente, buscamos, também, produzir benefícios para as graduandas, visto que a proposta de intervenção abrangia um público comumente excluído de atenção, e, dessa forma, acrescentaria reflexão a respeito da responsabilidade de cada profissional diante das desigualdades sociais no nosso país.

O primeiro encontro aconteceu dia 08 de junho do ano em curso, no asilo Rio Branco às 14 horas. No primeiro momento, houve a apresentação das alunas e dos idosos, entrega de alimentos não perecíveis e de produtos de higiene pessoal e cosméticos, doados pela Faculdade e acadêmicos do Curso de Estética e Cosmética.
As alunas, supervisionadas pela professora responsável do projeto, executaram as praticas de estética e embelezamento com os seguintes procedimentos: higienização facial, Estética capilar, terapias integrativas, maquiagens, embelezamento das unhas e designer de sobrancelhas.

A terceira idade, principalmente, nas camadas sociais menos favorecidas, corresponde a uma fase da vida em que sua população pouco corresponde às expectativas do modo de produção capitalista em relação à capacidade laboral e poder de compra.  Assim, práticas de cuidados voltadas a esse público são significativas vias para o fortalecimento da autoestima, sobretudo, para proporcionar a reflexão de que a existência está além do cumprimento de papéis sociais.  A ação de contribuir para a melhoria de qualquer fase da vida humana, em especial, a do idoso, sem dúvidas, nos leva a gerar benefícios para nós mesmos e para toda a geração que ainda não vivenciou essa etapa. Tornar a experiência do viver mais agradável e importante é um desafio de todos nós.

Fotos Relacionadas

I Seminário Sóciojurídico

Os cursos de direito das Faculdades Sergipana - FASER e da Faculdade de Aracaju - FACAR, juntamente com a Eventu's Organização, realizaram nos dias 14 e 15 de maio de 2018 o  I Seminário Sóciojurídico Crime Organizado e outros temas contemporâneos, contando no primeiro dias com três palestras, proferidas pelos Professores Dr. Edmilson Lopes Júnior, falando sobre as Redes e Facções: Os Desafios Analíticos e Políticos Impostos pelo Crime Organizado no Nordeste do Brasil, Dr. Márcio Alberto Gomes Silva, falando também sobre os Mecanismos Estatais de Enfrentamento as Organizações Criminosas e por fim a Colaboração Interinstitucional para o Combate a corrupção.

Um auditório lotado no Hotel Confort, apresentaram uma profunda análise sobre o crime organizado, através da perspectiva da Sociologia, da investigação policial e do processo judicial contra essas práticas. Todas as palestras foram sucedidas por perguntas do auditório, que interagiram com muita ênfase com os Professores, cujas conferências aliaram o estudo teórico à aplicação prática do combate ao crime organizado. Já no dia 15/05 foram realizadas 9 oficinas nas dependências das Faculdade Sergipana - FASER e da Faculdade de Aracaju - FACAR, abordando diversos temas atuais do direito, sobre os quais há controvérsias, ressaltando o caráter prático e interativo dos trabalhos realizados.

Fotos Relacionadas

Programa - Ministério Público de Portas Abertas

Os alunos do curso de direito da Faculdade de Aracaju (FACAR) e da Faculdade Sergipana (FASER) acompanhados da professora Luana Duarte, participaram da 1ª Edição/2018 do programa “Ministério Público de Portas Abertas”, onde foram recebidos pelo Promotor de Justiça, Newton Silveira Dias Junior - Diretor Geral da Escola Superior do Ministério Público do Estado de Sergipe - ESMP, oportunidade em que prestou esclarecimentos e tirou algumas dúvidas dos estudantes sobre o funcionamento e a organização do Ministério Público do Estado de Sergipe.

A visita tem por finalidade facilitar a proximidade dos alunos com as instituições jurídicas e servir como complemento prático ao que é visto em sala de aula.

Os cursos de Direito tem coordenação de Prof. Msc. Ermelino Cerqueira e Prof. Esp. Ivis Melo, respectivamente.

Fotos Relacionadas

Projeto Solidário Imposto de Renda Pessoa Física

Em abril de 2018 realizou-se a sétima edição do Projeto Solidário Imposto de Renda Pessoa Física da Faser. O projeto constitui-se numa atividade de extensão realizada anualmente pelo curso de Ciências Contábeis  da Faculdade Sergipana (Faser).

Um dos seus objetivos é oferecer aos alunos do Curso de Ciências Contábeis da Faser a possibilidade de desenvolver habilidades concretas aplicando  os conhecimentos aprendidos em sala de aula e contribuir com a  comunidade sergipana ao prestar um serviço gratuito de orientação e  elaboração da Declaração do IRPF. Além de qualificar o aluno na  habilidade de preenchimento da declaração do Imposto de Renda.

As atividades do projeto foram desenvolvidas durante quase todo semestre, com aulas teóricas, palestra da Receita Federal sobre atualização do programa IRPF e  divulgação pelos alunos junto a sociedade e comunidade acadêmica do evento.

Em 2016 o projeto passou a ser desenvolvido em conjunto com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF Faser). O Naf Faser é um o núcleo de assistência contábil e fiscal, articulado aos programas de  educação fiscal da Receita Federal do Brasil. Considerado uma atividade  de extensão do curso de Ciências Contábeis.

Nos dias 26 e 27 de abril os alunos atenderam a dezenas de contribuintes na elaboração de suas declarações de Imposto de Renda Pessoa Física. A coordenação do projeto está a cargo do professor Sérgio Ricardo Vieira Rezende, responsável por diversas disciplinas entre elas Contabilidade Tributária e Planejamento Contábil e Tributário,  e tem o apoio da professora Márcia Alves de Carvalho Machado, coordenadora do curso.

Para realização da declaração o contribuinte entregou 2 Kg de alimento não perecíveis que foram entregues para o Lar Infantil Cristo Redentor, organização não governamental que presta apoio a crianças e jovens a mais de 50 anos em na capital sergipana, os alimentos foram recebido pelo Sr. Paulino.

Fotos Relacionadas

Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe

No dia 28 de fevereiro de 2018, tomou posse como Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe o contador, professor e servidor  
público, Vanderson Mélo. A Faculdade Sergipana esteve representada na solenidade pelos professores Wilson Vieira Costa e Sérgio Ricardo Vieira Rezende.

O professor Vanderson é integrante do nosso quadro docente há mais de 10 anos e a sua vitória no pleito eleitoral para a presidência do  
órgão maior da categoria no Estado muito orgulha nossa instituição.

O compromisso, a competência, a dedicação e a ética são aspectos  
marcantes do seu profissionalismo.

A Faculdade Sergipana através da Coordenação do Curso de Ciências Contábeis em nome da sua Direção, deseja todo sucesso ao professor Vanderson na trajetória à frente do CRC-SE.

Fotos Relacionadas

Sábados do SABER - Faser e CRC-SE

O curso de Ciências Contábeis da Faculdade Sergipana participou com a presença dos alunos das turmas de 1º, 2º, 7º e 8º períodos, dos professores Vanderson Mélo, Sérgio Ricardo Vieira Rezende e Márcia Machado, além de egressos do curso, da primeira edição do Sábados do Saber promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, realizado no dia 28 de novembro de 2017.

O projeto Sábados do Saber "é uma proposta de aproximação entre o Conselho Regional e a academia" (CRC, 2017). Nos meses anteriores os coordenadores do cursos de Ciências Contábeis da instituições de ensino superior de Sergipe, vinham se reunindo com a coordenadora do projeto professora Gilvânia Nascimento, vice-presidente de desenvolvimento profissional do CRC-SE para organização do evento, que ocorrerá mensalmente em cada instituição a partir de 2018.

A coordenadora dos cursos de Ciências Contábeis da Faser, professora Márcia Machado, tem apoiado incondicionalmente a participação da instituição no projeto, haja vista a necessidade dos alunos, professores e dos egressos (hoje profissionais), estarem mais próximos do Sistema e por considerar uma oportunidade impar para que desenvolvam algumas de suas competências profissionais e se mantenham atualizados.

Fotos Relacionadas

Visitas técnicas dos alunos de Ciências Contábeis

No segundo semestre de 2017 os alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Sergipana realizaram visitas técnicas que objetivaram conhecer melhor os órgãos fiscalizadores com os quais trabalharão no dia a dia da profissão.

No dia 11 de outubro de 2017 foi realizada a visita técnica à Junta Comercial do Estado de Sergipe pelos alunos do 1° e 2° período do curso, com acompanhamento do professor Sérgio Ricardo Rezende. Na oportunidade os alunos conheceram os setores, o programa Agliza e os serviços oferecidos pelo órgão.

E no dia 31 de outubro de 2017, com o acompanhamento também do professor Sérgio Ricardo Vieira Rezende e da professora Márcia Alves de Carvalho Machado, coordenadora do curso, os alunos do 1°, 2° e 8° períodos, além de alunos dos cursos de Direito, visitaram a Secretaria da Fazenda  do Estado de Sergipe. Nessa visita, foram proferidas palestras pelos auditores do órgão sobre Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposta sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Imposto sobre Transmissão, Causa Morte e Doação (ITCMD).

Também houve a explanação pela auditora Sandra Alves sobre o programa de Educação Fiscal da secretaria, a auditora Sandra Alves, na qual foi abordada a importância do papel do cidadão na fiscalização, recolhimento e aplicação dos impostos.

Fotos Relacionadas

XI Seminário do Curso de Ciências Contábeis

Transparência na Gestão Pública: a Contabilidade como instrumento de controle, foi a temática do XI Seminário do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Sergipana, realizado nos dia 12 e 13 de setembro de 2017, organizado pelos alunos do 7º e 8º períodos. O evento contou na solenidade de abertura com a presença do Conselheiro e Vice Presidente Administrativo do CRC/Se, Sr. Marcus Vinícius Reis de Alcântara e da Presidenta do SESCAP/Se, Sra. Gleide Selma Santos, além do Diretor da instituição Prof. Adailton Vilela de Almeida e da Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, professora Márcia Alves de Carvalho Machado e dos professores Wilson Costa, Priscilla Thomaz e Ítalo Emanuel Rolemberg e alunos do curso de Ciências Contábeis e de Administração.

No primeiro dia do evento foi realizada a conferência pelo Contador e Analista de Controle Externo do Tribunal de Contas de Sergipe e professor da instituição, Vanderson Mélo que tratou sobre a temática do evento e a palestra da professora Cíntia Fiel Trefiglio, também da Faser, que explanou sobre Inteligência Relacional.

O dia 13 foi marcado pela realização de minicursos com as temáticas Junta Comercial de Sergipe: procedimentos de registro mercantil, ministrado pelo Sr. Isnard Barreto, eSocial, ministrado pelo empresário e professor da Faser Sérgio Ricardo e Modelo de Desenvolvimento de Liderança, ministrado pela Sra. Malu Araújo Farias, da Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales (AIESEC). Nos dois dias de eventos também foram sorteados diversos brindes, entre livros, produtos esportivos e pessoais, doados pelos patrocinadores.

Fotos Relacionadas

2º Ciclo de Palestras da Receita Federal do Brasil

Na semana de 21 a 24 de agosto de 2017 ocorreu o 2º Ciclo de Palestras da Receita Federal do Brasil, no qual os alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Sergipana - FASER conheceram a Estrutura Organizacional da Receita Federal do Brasil ? RFB - Ministério da Fazenda em palestra proferida pelo Delegado da RBF em Sergipe, Sr.  Marlton Caldas e os chefes de cada setor da entidade.

E ainda aprenderam sobre PER/DCOMP, Noções de Direito Tributário, Processo Administrativo Fiscal e IRPF em palestras ministradas por auditores do órgão.

Fotos Relacionadas

1º Ciclo de Palestras da Receita Federal

De 15 a 19 de maio de 2017 os alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Sergipana - FASER, e em especial os alunos voluntários do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal - NAF da Faculdade Sergipana - FASER, em conjunto com outras instituições de ensino superior do Estado, participaram do 1º Ciclo de Palestras da Receita Federal do Brasil no qual foram realizadas atividades em vários setores daquele órgão a fim de que conhecessem os serviços realizados pela entidade.

Fotos Relacionadas

Ética e Transparência na Administração Pública

Docentes e egressos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Sergipana, Profa. Márcia Machado, coordenadora do curso, e o Prof.  Vanderson Melo, professor e analista do Tribunal de Contas do Estado   de Sergipe, estiveram presentes no Seminário Regional Interamericano de Contabilidade e na primeira edição da Convenção Sergipana de  Contabilidade, ocorridos nos dias 25 a 29  de maio  de 2017, em  Aracaju. 

Os eventos foram realização pelo Conselho Regional  de Contabilidade de Sergipe. com o apoio do Conselho  Federal de Contabilidade. O tema central os eventos foi Ética e Transparência na Administração Pública.

Estiveram presentes na abertura o Prefeito do município de Aracaju, Sr. Edvaldo Nogueira, o Presidente do CFC, Sr. Martonio Alves Coelho, a Presidente da Abracicon e Procuradora do Estado de Alagoas, Sra.Maria Clara Cavalcante Bugarim, a Presidente do CRC/Se, Sra. Angela Dantas, entre outras autoridades. 

A Profa. Márcia Machado teve trabalho acadêmico aprovado e apresentado no evento, intitulado Dificuldades para a utilização da contabilidade gerencial nas micro e pequenas empresas: a percepção de contabilistas da cidade de Aracaju.

Fotos Relacionadas

Visita Técnica Pirambu

No dia 20 de maio de 2017, foi realizada uma visita técnica na cidade de Pirambu/SE, na secretaria municipal de saúde  para ser realizado pelos alunos do 6º e 7º período orientados pela prof.ª Carina Angélica, para fazer uma análise estratégica. Neste momento, os alunos puderam  aplicar na práticas os conceitos apreendidos em sala de aula.

Seguindo um roteiro de entrevista todos os alunos conversaram com os coordenadores e usuários do sistema de saúde, e a partir dos resultados elaborarem um relatório com esta análise que posteriormente será apresentada ao secretário e na faculdade. Mais um trabalho que o curso de administração, faz, para mostrar que teoria e prática devem andar juntos.

Fotos Relacionadas

A sexta edição do Projeto IRPF Solidário

O ocorreu no mês de Abril de 2017 a sexta edição do Projeto IRPF Solidário Faculdade Sergipana. O projeto tem entre seus objetivos oferecer aos alunos do Curso de Ciências Contábeis da Faser a possibilidade de desenvolver habilidades concretas aplicando os conhecimentos aprendidos em sala de aula e contribuir com a comunidade sergipana ao prestar um serviço gratuito de orientação e elaboração da Declaração do IRPF. Além de qualificar o aluno na habilidade de preenchimento da declaração do Imposto de Renda.

O projeto se desenvolveu durante os meses de março e abril, com aulas teóricas, palestra da Receita Federal, realizada no dia 04 de abril pelo auditor da Delegacia da Receita Federal em Aracaju, Sr. Nilson Lima e divulgação intensiva nas mídias sociais e programas TV (TV Atalaia e TV Sergipe).

A culminância aconteceu entre os dias 26 a 28 do mesmo mês, quando foram atendidos pelos alunos do 6º e 7º períodos, responsáveis pelo projeto, mais de 60 contribuintes para elaboração de suas declarações de imposto de renda, sob o acompanhamento do Prof. Sérgio Ricardo Vieira Resende, orientador do projeto e a Profa. Márcia Alves de Carvalho Machado, coordenadora do curso.

Na perspectiva solidária do projeto, para ter direito a elaboração da declaração, os contribuintes ofertaram dois quilos de alimentos não perecíveis que serão entregues ao Lar Cristo Redentor pelos alunos do curso.

Fotos Relacionadas

Imposto de Renda Pessoa Física 2017

Ocorreu no dia 04 de abril de 2017 a palestra de Atualização do Imposto de Renda Pessoa Física 2017, realizada pelo auditor fiscal Sr. Nilson Lima. A palestra é promovida pela Delegacia da Receita Federal de Aracaju. A palestra ocorre anualmente e está inserida no escopo do Projeto IRPF Solidário Faser, que ocorre todos os anos na instituição.

O público alvo do evento foram os alunos e professores do curso de Ciências Contábeis.

Fotos Relacionadas

13° Fórum da Mulher

O curso de Ciências Contábeis esteve presente no 13° Fórum da Mulher, realizado no dia 25 de março de 2017. O evento foi dedicado à mulher contabilista e teve como tema: "Profissional Contábil `Marcado pela Competência". A programação contou com um talk show no qual participaram as presidentes do CRCSE, Sra. Ângela Dantas, e do CRCCE, Sra. Clara Germana Gonçalves, CRCRJ, Sra. Vitória Maria da Silva e a presidente da ASCC, Sra. Salete Leite.

Estiveram representando a Faculdade Sergipe a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Profa. Márcia Alves de Carvalho Machado, e alunas no primeiro período do curso. O momento foi bastante descontraído e oportunizou o reencontro com egressas do curso.

Fotos Relacionadas

70 anos do Conselho Regional de Sergipe

A Faculdade Sergipana através do curso de Ciências Contábeis esteve presente na solenidade que homenageou os 70 anos do Conselho Regional de Sergipe (CRC--SE), sendo representado pela coordenadora do curso Prof.ª Ma. Márcia Alves de Carvalho Machado e o Prof. Esp. Vanderson Melo.

A noite foi de grandes homenagens a contadores ilustres da sociedade sergipana e a todos os presidentes que atuaram na entidade desde sua criação. A cerimônia foi orquestrada com muito primor pela atual Presidente do CRC-SE, a contadora, Sra. Ângela Andrade Dantas Mendonça.

No momento foi feito o lançamento pela Empresa de Correios do selo em homenagem aos 70 anos do CRC-SE e lançado um livro sobre a história da entidade.

Fotos Relacionadas

Curso de Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis também esteve presente, na pessoa da sua coordenadora Prof.ª Ma. Márcia Alves de Carvalho Machado na solenidade de posse da nova Diretoria do Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis (SESCAP-SE)., ocorrido no dia 29 de março de 2017.

Na oportunidade foi empossada a nova Presidente Sra. Gleide Selma Santos que nomeou seus diretores e suplentes para a gestão do próximo triênio da entidade. Ocorreu ainda as homenagens a Sra. Suzana Souza Santos Nascimento pela valiosa contribuição à frente da diretoria no último triênio.

Fotos Relacionadas

Visitas Técnicas do Curso Ciências Contábeis 2016-1

Esse semestre os alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Sergipana puderam ampliar os conhecimentos construídos nas disciplinas teóricas em visitas técnicas aos órgãos de fiscalização e controle governamentais.

Em Abril foi realizada a visita técnica a Receita Federal do Brasil - Delegacia de Aracaju e no mês de maio ao Ministério do Trabalho e a Controladoria Geral do Estado, momento em que puderam conhecer os setores de cada entidade e compreendera acerca dos serviços oferecidos por cada um deles.

As visitas foram organizadas pelo Prof. Sérgio Ricardo Vieira Rezende, que acompanhou os alunos do 4º ao 7º período do curso.

http://www.cge.se.gov.br/index.php/noticias/3274-cge-se-recebe-estudantes-universitarios-em-visita-tecnica

Fotos Relacionadas

X Seminário de Ciências Contábeis da FASER

O Seminário de Ciências Contábeis da Faculdade Sergipana chega a sua décima edição anual, data de grandes comemorações, em especial por estarmos comemorando também os 70 anos da profissão contábil e da criação do órgão maior da entidade, o Conselho Federal de Contabilidade.

O X Seminário de Ciências Contábeis da FASER realizou-se nos dias 09 e 10 de maio de 2016 e contou com momentos memoráveis. No primeiro dia do evento prestigiaram a abertura os convidados: Profa. Especialista Ângela Andrade Dantas Mendonça, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, Sr. José Arnaldo Rodrigues Farias, Presidente do Sindicato dos Contabilistas no Estado de Sergipe (SINDCONT), Sra. Suzana Souza Santos Nascimento, Presidente do Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de Sergipe (SESCAP), Sra. Maria Salete Barreto Leite, Presidente da Academia Sergipana de Ciências Contábeis e Sr. João Teles de Menezes, Presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de Sergipe.

Nessa edição foi instituído o Prêmio FASER Destaque Profissional, sendo homenageados, por categoria, os profissionais da contabilidade que contribuíram e contribuem para profissão, Sr. Jonas dos Santos - Setor Privado, Sr. Edson Souza de Jesus, Setor Público, Sr. Antônio Agnus Boaventura - Setor Educacional e Lana Glícia Veiga Feitosa Oliveira - Acadêmica FASER. Também foram homenageados egressos do curso e destaques na profissão: Gilvan Silva Junior, Paulo Adriano Machado Santos e Lucélia Silva de Andrade Araújo.

Durante os dois dias de evento foram proferidos as palestras intituladas Contabilidade e Inovações Tecnológicas, palestrante Professor Marcos Lima, Diretor de Relacionamentos da Fortes Contabilidade, Diretor Executivo da Fortes Educação, Consultor Tributário da i4 Auditoria Digital, Coordenador da Academia Fortes, e Evolução e Inovações dos Serviços da Junta Comercial do Estado de Sergipe com Sr. George da Trindade Gois, Presidente da Junta Comercial do Estado de Sergipe.

No último dia do evento realizou-se o painel A Transformação da Contabilidade nos últimos 70 anos e o papel dos Órgãos Representativos da Classe Contábil A Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, momento de enriquecimento para a comunidade acadêmica do curso e convidados com a participação do Sr. Elson Amorim, Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, da Academia Sergipana de Ciências Contábeis, Sra. Maria Salete Barreto Leite, Presidente da Academia Sergipana de Ciências Contábeis, Sra. Susana Souza Santos Nascimento, a Presidente do Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de Sergipe (SESCAP), tendo como moderado a Prof.ª Lana Glícia Veiga Feitosa Oliveira, Coordenadora Pedagógica das Faculdades Sergipana e de Aracaju.

Prestigiaram nosso evento os alunos do curso de Ciências Contábeis, egressos e os professores da FASER do curso de Ciências Contábeis, Profa. Cíntia Fiel, - Profa. Fabiana Menezes, Professor Wilson Costa, Profa. Rosa Elaine Andrade Santos e Professor Vanderson Melo.

A organização do evento foi realizada por alunos do 6º e 7º períodos, com apoio da aluna Pamella Andrade, 8º período e os egressos Lucélia Silva de Andrade Araújo e Edvaldo Abdias (cerimonialistas).

Nossos agradecimentos a Fortes Educação e Fortes Tecnologia, nas pessoas de Eveline Barroso e Adauto Junior pela parceria mantida com nossa instituição, as Professoras Cintia Fiel e Fabiana Menezes e a Coordenadora Financeira das Faculdades Sergipana e de Aracaju, Rosana Marcondes, além das empresas Pousada Dubai, Elos Cosméticos e Nova Contabilidade.

Fotos Relacionadas

Visita Técnica Museu da Gente Sergipana - Visita do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe

No dia 16 de abril de 2016, a turma do primeiro semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da FASER, visitou o Museu da Gente Sergipana, considerados um dos melhores do Brasil. Segundo a professora de História da Arte, Josy Mendonça é fundamental fixar os conhecimentos adquiridos em sala de aula e mostrar na prática a importância do estudo da arte para fundamentar a profissão de arquiteto e urbanista.
Para a coordenadora pedagógica Lana Veiga é ação desse porte que faz a diferença no ensino aprendizagem, com certeza os alunos aprendem muito usando a TEORIA x PRÁTICA.

No mês de abril a Faculdade Sergipana através do curso de Arquitetura e Urbanismo receberam a visita de representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe. http://www.cause.org.br/?p=10377

Visita técnica Museu da Gente Sergipana - Visita do Conselho de Arquitetura e Urbanismo  de Sergipe


Declaração de IRPF – 2016 - V IRPF Solidário FASER

A Faculdade Sergipana através dos alunos do curso de Ciências Contábeis realizaram nos dias 27, 28 e 29 de abril de 2016, o V IRPF SOLIDÁRIO. Todo projeto deve a orientação do professor Sérgio Ricardo e o apoio da coordenadora do curso Márcia Machado.

Para a coordenadora do curso Márcia Machado, o projeto a cada ano vem atendendo inúmeros contribuintes ampliando cada vez mais a formação prática dos futuros profissionais e ao mesmo tempo agrega ação social em prol de entidades beneficentes. Este ano beneficiou com a arrecadação de alimentos não perecíveis o Lar Cristo Redentor no bairro Santos Dumont

Para a coordenadora pedagógica Lana Veiga é açãodesse porte que faz a diferença no ensino aprendizagem, com certeza os alunos aprendem muito usando a TEORIA x PRÁTICA e sem contar à contribuição que o projeto traz para toda sociedade.

Fotos Relacionadas

2ª Caminhada Contábil em Comemoração ao dia do Profissional de Contabilidade

A Faculdade Sergipana participou, no dia 23 de abril de 2016, da Caminhada Contábil, que reuniu dezenas de pessoas no parque Augusto Franco em uma manhã de celebração e atividades para os profissionais e a sociedade sergipana. O Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe (CRCSE) foi o realizador desse grande evento e teve o apoio do Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis (SESCAP/SE), do Sindicato dos Contabilistas de Sergipe (SINDICONT) e da Academia Sergipana de Ciências Contábeis (ASCC).

Os alunos das turmas do curso de Ciências Contábeis acharam a iniciativa válida pela confraternização e por presar principalmente pelo profissional e os docentes que serão os futuros profissionais.
Das 7h da manhã ao meio dia os participantes puderam contar, além da caminhada, com café da manhã e tira dúvidas sobre assuntos importantes, como o Imposto de Renda com o auxilio do NAF - Núcleo de Apoio Fiscal Contábil da Faculdade Sergipana sob coordenação do professor Sérgio Ricardo.

Para a coordenadora pedagógica Lana Veiga foi momento de descontração e muita alegria.E também de confraternizar com todos e comemorar o dia do Profissional de Contabilidade.

Fotos Relacionadas

Excelente Colação de Grau

No dia 24 de fevereiro de 2016, as instituições FASER e FACAR realizaram mais uma brilhante colação de grau no Iate Clube de Aracaju com os cursos de Direito e Ciências Contábeis da FASER e Enfermagem e Fisioterapia da FACAR. Todo cerimonial teve o comando da empresa Promove.

Estavam presentes o Adailton Vileladiretor geral, a coordenadora pedagógica Lana Veiga, os coordenadores dos cursos Francisco Klank (Enfermagem), Acácia Pinto (Fisioterapia), Márcia Machado (Ciências Contábeis) e Ivis Melo (Direito), os docentes Cintia Fiel, Sérgio Ricardo, Wilson Costa, representando a Academia Sergipana de Ciências Contábeis a vice presidente Edna Pereira, o presidente do SINDCONT Arnaldo Rodrigues que também estava representando o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, a secretária adjunta da OAB  Drª Maria da Purificação Andrade Vieira neste ato representando o presidente Henri Clay.

Durante a solenidade o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe entregou o Diploma de Mérito Estudantil para a melhor aluna Cristina Nascimento Santos, com média 9,3 do curso de Ciências Contábeis.

Foi uma noite mais que especial para todos os formandos, familiares e amigos. A Faculdade Sergipana – FASER sente-se honrada em colocar no mercado de trabalho, cidadãos altamente compromissados com a causa de produzir um novo pensar e agir na labutar profissional.

Para Lana Veiga coordenadora pedagógica os nossos estudantes não adquirem apenas um diploma de qualificação. Vão além, adquirem um novo olhar, onde as cores do arco-íris são multiplicadas por novas cores, assim sendo, novas formas de vislumbrar o horizonte profissional passam a fazer parte do cotidiano deles.

Parabéns alunos pela vitória e por confiar no projeto da Faculdade Sergipana e Faculdade de Aracaju. Sucessos hoje e no amanhã vigente.

Fotos Relacionadas

VII Encontro Pedagógico FASER e FACAR

No período de 26 à 28 de janeiro de 2016, foi realizado o VII Encontro Pedagógico das Faculdades FASER e FACAR com todos os diretores, coordenadores, docentes e colaboradores.

Iniciando os trabalhos da noite tivemos uma breve apresentação de todos os diretores, coordenadores e docentes falando sobre as expectativas para 2016/01.

Logo após a palestra sobre – “O Despertar da Consciência Pedagógica” ministrada pela Psicóloga -  Isabela Carolline S. Bezerra de Oliveira onde foi abordado vários pontos relacionado ao despertar pedagógico.

No dia seguinte foram abordados Processos Acadêmicos e Avaliação Institucional ocorrida em setembro/2015 pela Profa Lana Veiga já a Profa Mcs Márcia Machado abordou Estratégias de estudo e trabalhos científicos

Já no terceiro dia tivemos as reuniões de coordenações FASER e FACAR onde cada coordenador abordou assuntos pertinente ao seu curso. Um ponto que foi discutido com todos foi a Avaliação Institucional que ocorreu no mês de setembro com todos os discente das faculdades Todos os coordenadores solicitaram a atenção na pontualidade/assiduidade, cumprimento dos prazos acadêmicos e atenção ao uso das redes sociais dentro e fora da instituição, como também melhorar a distribuição dos conteúdos.

Para a coordenadora pedagógica o encontro é de suma importância pois nós remete a estarmos sempre refletindo no processo ensino aprendizagem, para Maria Clara Fraga Lopes “O processo de ensino-aprendizagem deve ser algo prazeroso que nos de vontade de continuar ” e com certeza durante os três dias de encontro todos os nossos docentes conseguiram compreender como funciona esse PRAZER em ENSINAR.

Fotos Relacionadas

Projeto Ação Social Amigos FASER e FACAR – 2015/2

Aconteceu nos dias 14 de novembro de 2015 o PROJETO AÇÃO SOCIAL – AMIGOS FASER/FACAR. O projeto foi realizado na Escola Municipal Manoel Bomfim, no Bairro Bugio. O objetivo do projeto foi propiciar uma interação entre os cursos das instituições envolvidas, com a participação dos alunos e professores, junto à comunidade.

O curso de Direito da Faculdade Sergipana – FASER, sob coordenação do Prof. Ivis Melo de Souza, promoveu atendimento jurídico às pessoas da comunidade em variadas áreas do Direito, contando com participação dos alunos do 5º e 6º Períodos, sob orientação e supervisão dos ilustres professores Carla Souza (Direito do Consumidor), Diego Ribeiro (Direito do Trabalho), Gilberto Vaqueiro (Direito de Família) e Ivis Melo (Direito Penal).

Alguns dos atendimentos realizados durante a Ação Social, serão acompanhados pelo Núcleo de Prática Jurídica – NPJ, escritório modelo do Curso de Direito, que presta assistência judiciária gratuita e que funciona como laboratório para o estágio curricular obrigatório.

Já o curso de Farmácia ofereceu diversas atividades como a avaliação de parâmetros bioquímicos e fisiológicos, confecção de tabela individualizada de horários de medicamentos e uma oficina de reuso do óleo de cozinha. Para o professor Rafael Barreto, “a oficina de Química é uma perspectiva ecológica e sustentável financeiramente, uma vez que reduz o descarte inadequado do que é matéria-prima para o sabão, que pode ser comercializado”. As ações de aferição de pressão arterial e medição da glicemia capilar foram promovidas entre as coordenações de Farmácia e Enfermagem e, os alunos destes cursos puderam interagir em equipe. Os pacientes que faziam uso de medicamentos receberam uma tabela de horários com todos os medicamentos. De acordo com o professor Marcos Rios, “a tabela individualizada é uma forma de estimular o comportamento do usuário do medicamento à adesão”.

Uma análise prévia dos resultados das intervenções mostrou a importância de eventos voltados à comunidade como meio de estímulo à aprendizagem, uma vez que, os estudantes lidam com as reais necessidades que depararão enquanto profissionais. Para o professor “o farmacêutico deve prover ao usuário dos medicamentos as ferramentas adequadas para mensurar a efetividade da farmacoterapia, orientar o uso racional dos medicamentos e, além disso, oferecer à comunidade meios de sustentabilidade”.

O Curso de Ciências Contábeis através dos alunos do 3º/4º períodos trabalham a Educação Financeira com os pais dos alunos da Escola Municipal Manoel Bomfim. Eles orientaram como fazer um Orçamento Familiar, observando todos os seus ganhos (salario líquido) e seus gastos (despesas). Os alunos fizeram uma demonstração através de planilhas mostrando a importância de controlar toda sua Receita e Despesa. Estavam presentes os professores do Curso de Ciências Contábeis.

O curso de enfermagem contribuiu com aferição da Pressão Arterial, Glicemia através dos 1º e 2º períodos foram responsáveis pela ação na Escola orientados pelo coordenador do curso Francisco Klank e Henrique Castro e a preceptora Silvia Caroline barros. Os alunos apresentaram duas palestras sobre Câncer de Mama e Próstata.

O curso de fisioterapia orientado pela coordenadora Acácia Pinto realizou atuação preventiva com avaliação postural e orientações da postura em diversas atividades domiciliares e antropométrica, com medidas de peso, altura, índice de massa corporal, circunferência abdominal, pressão arterial, considerados indicadores de risco de doenças cardiovasculares. Pudemos atender e orientar a mais de 80 pessoas.

Para a coordenadora Pedagógica Lana Glicia Veiga, mais uma vez o Projeto foi um GRANDE SUCESSO. Todos os alunos e professores estavam SUPER envolvidos com as AÇÕES na Comunidade do Conjunto Bugio, com certeza os nossos alunos UNIRAM a TEORIA à PRÁTICA.

Fotos Relacionadas

VI Mutirão de Cálculos Trabalhistas

Realizou-se no dia 12 de novembro de 2015 o VI Mutirão de Cálculos Trabalhistas da Faculdade Sergipana, uma promoção do curso de Ciências Contábeis.

O evento constitui numa atividade de interação teoria e prática através do qual os alunos tiram dúvidas da comunidade acadêmica sobre noções de cálculos trabalhistas.

A sexta edição foi organizada pela Turma do 5º e 6º períodos de Ciências Contábeis com a orientação do Professor Esp. Adão Lopes Novaes Medeiros. A programação contou com a palestra do Prof. Esp. Sérgio Ricardo Rezende intitulada a Nova Lei do Empregado Doméstico e com a explanação dos alunos voluntários do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal - NAF FASER, que explicaram o projeto, as ações que eles desenvolvem e a importância do NAF para seu processo formativo.

Participaram do evento as professoras Lana Glícia Veiga Feitosa Oliveira, Coordenadora Acadêmica, e Márcia Alves de Carvalho Machado, Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Sergipana.

Fotos Relacionadas

Participação NAF FASER no Ciclo de Palestras

No dia 04 de novembro de 2015 o curso de Ciências Contábeis da Faculdade Sergipana esteve representado pelo Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil - NAF FASER - uma parceria com a Receita Federal do Brasil, CRC/SE e SESCAP/SE, no Ciclo de Palestras promovido pelo SESCAP/SE, que teve a frente a Presidente da entidade, Sra. Suzana Souza Santos Nascimento. O NAF FASER foi um dos apoiadores do evento juntamente com o CRC/SE, SINDCONT/SE, SENAR/SE e SEFAZ/SE.

A equipe do NAF composta pela Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis Profa. Marcia Alves de Carvalho Machado, pelo seu Coordenador, Prof. Sérgio Ricardo Rezende e pelos alunos voluntários, Carlos Gatto, Rosivânia Gomes, Pamella Andrade, Edilane Oliveira e Cristina Santos, divulgou o projeto para todos os participantes do evento e enfatizou os serviços que vem sendo prestado.

Fotos Relacionadas

II Encontro Interdisciplinar: Gestão Pública e o Direito

Foi realizado de 20 a 23 de outubro de 2015, o II Encontro Interdisciplinar: Gestão Pública e o Direito, uma união dos cursos de Direito e Administração da FASER/FACAR. O objetivo do projeto foi promover a interdisciplinaridade, ampliando e fomentando o conhecimento.

A palestra de abertura teve como tema: A INAFASTÁVEL PRESENÇA DO DIREITO NAS ESTRUTURAS E PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, ministrada pelo Dr. Fernando Luiz de Araújo Monteiro, Doutor em Direito pela UNESA/RJ e do Administrador/Conselheiro Federal de Administração, Diego Cabral Costa, onde explanaram sobre a questão das áreas do direito e da administração, a interdisciplinaridade das áreas e a necessidade de inter-relacionar-se.

Nos dias seguintes, aconteceram as oficinas de cada área, na de administração, coordenado pela Profa. Me Carina Angelica foram pautados assuntos relacionados as disciplinas em ead e a complementariedade entre elas. Foram oferecidas oficinas de: método de pesquisa e processos organizacionais para um grupo e direito do trabalho e gestão de pessoas para outro, desenvolvendo a disciplinariedade e interdisciplinaridade.

No curso de direito, teve continuidade com oficinas temáticas ministradas por professores da IES e Convidados: “Habeas Corpus” (Prof. Me. Ermelino Cerqueira – Professor e Defensor Público), “Carreiras Jurídicas” (Dr. Deijaniro Jonas – Promotor de Justiça), “Tribunal do Júri” (Dr. Saulo Eloy – Advogado), “Mediação e Arbitragem” (Dr. Joao Alberto Oliveira – Advogado e Presidente do ISAM), “Liberdades Constitucionais” (Dr. Sérgio Barreto – Defensor Público) e “Ativismo Judicial” (Dr. Alexandre Magno – Juiz de Direito). Como também, Exame de Ordem, Audiência de Custódia, Privação da Liberdade e a Reinserção Social, o Novo CPC, entre outros.

As oficinas foram marcadas por uma grande adesão dos alunos que tiveram a oportunidade de aprofundar o estudo de temas específicos da grade curricular, notadamente aqueles de repercussão na doutrina e jurisprudência, através de exposições realizadas por profissionais da área jurídica com experiência em cada um dos ramos abordados e integrantes de carreiras distintas como a Advocacia, Defensoria Pública, Ministério Público e Magistratura, cujas palestras motivaram ainda mais o corpo discente para os desafios que a formação em direito impõe e contribuíram para despertar no aluno sua vocação para as diversas possibilidades oferecidas pelo curso.

A participação dos discentes, dos docentes e auxilio dos colaboradores, fizeram do II Encontro Interdisciplinar um SUCESSO.

Fotos Relacionadas

X Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis

A Coordenadora Pedagógica Lana Glicia Veiga das faculdades FASER/FACAR e a coordenadora do curso de Ciências Contábeis - FASER participaram nos dia 26 e 27 de outubro de 2015, na cidade de Belo Horizonte do X Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis.

O encontro abordou temas de suma importância para área educacional. No primeiro dia tivemos a palestra “Inovação – O DNA das pessoas de sucesso”, o qual foi abordado pela comunicadora e especialista em Gestão de Marketing, Rosana Nogueira Marsiglia, ela deu algumas dicas importantes para que os professores e coordenadores possam ter mais credibilidade em seu ambiente de trabalho como: saia do automático e inove para ser melhor que o concorrente; fale a linguagem do seu público; jamais fale com os braços cruzados ou com a mão no bolso; não corrija o aluno de uma forma que o exponha para toda turma; cuide do tom de voz; cuide da aparência; valorize o que se posta nas redes sociais e invista para que a relação com os alunos seja memorável e eles sintam saudades de das aulas.

Outras importantes palestras como “Retenção de Talentos por Wille Muriel falou sobre Valor = Benefícios – Custos e que as faculdades cresceram sem metodologia ativa. Já na palestra “Panorama da Educação a Distancia no Brasil o Dr. Klaus Schlunzen Júnior falou sobre a qualidade da educação a distância, segundo ele as IES precisam pensar, repensar seus conceitos de transmissão de conhecimento.

Para a coordenadora Pedagógica Lana Veiga o encontro foi muito proveitoso tivemos vários momentos de reflexões temas de grande importância, pois, de acordo com os palestrantes, os incentivos dos Programas de Pós-graduação são, principalmente, voltados para formar pesquisadores, quando, na verdade, o objetivo principal deveria ser formar profissionais para o exercício do magistério.

Fotos Relacionadas

II Seminário de SPED e Contabilidade e Encontro dos Estudantes e Professores de Ciências Contábeis

A Faculdade Sergipana esteve presente ativamente no II Seminário de SPED e Contabilidade e Encontro dos Estudantes e Professores de Ciências Contábeis, realizado nos dias 19 e 20 de outubro de 2015, tendo prestigiado o evento os coordenadores Profa. Lana Glícia Veiga (Cord. Pedagógica), Márcia Machado (Coord. Curso de Ciências Contábeis) e o Prof. Sérgio Ricardo Rezende (Coord. de Estágio e do NAF Faser), os professores Vanderson Melo (Vice-Presidente Administrativo do CRC-SE) e Fabiana Meneses, e diversos alunos.

Durante o evento foi destacado pelo Delegado da Receita Federal do Brasil em Aracaju, Sr. Marlton Caldas Souza, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil, projeto desenvolvido em parceria com a Faser.

Destacamos o envolvimento da equipe do NAF Faser, sob coordenação do Prof. Sérgio Ricardo Resende, no stand de divulgação do NAF durante os dois dias do evento, alunos Carlos Gatto, Rosivânia Gomes, Pamella Andrade, Edilane Oliveira e Cristina Santos.

Fotos Relacionadas

Reunião Prestação de Contas – Projeto NAF

Foi realizada no dia 09 de setembro de 2015 a primeira reunião de acompanhamento do NAF FASER Aracaju, com a presença das entidades parceiras, Sr. Malton Caldas de Souza - Delegado da Receita Federal e demais representantes da RFB: Tânia Simone, Roberto Claudio Chagas e Luiz Façanha; Sr.ª Ângela Dantas - Presidente do CRC/SE e Sr.ª Suzana Souza Santos Nascimento - Presidente do SESCAP/SE e Prof. Sérgio Ricardo Rezende, coordenador do NAF. No momento foram tratadas demandas sobre divulgação do NAF junto à sociedade sergipana, entregue o primeiro relatório das atividades realizadas no primeiro mês de funcionamento, e certificados pela realização de cursos os alunos voluntários no projeto Carlos Gatto, Cristina Nascimento, Edilaine Oliveira, Rosivânia e Pammela Andrade.

Para Lana Veiga Coordenadora Pedagógica, mais uma vez a FACULDADE SERGIPANA se destacando e TRABALHANDO em prol da Sociedade. Com certeza nossos alunos sempre a frente do CONHECIMENTO. Parabéns a todos na pessoa do coordenador do NAF Sérgio Ricardo e nossa coordenadora Macia Machado.

Fotos Relacionadas

Brilhante Colação de Grau

No dia 28 de agosto de 2015, no Iate Clube de Aracaju foi realizado mais uma Colação de Grau da Faculdade Sergipana (FASER) e Faculdade de Aracaju (FACAR) dos cursos de Ciências Contábeis e Direito. Nos honraram com suas presenças os presidentes Ângela Andrade Dantas, do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe; Maria Salete B. Leite, da Academia Sergipana de Ciências Contábeis; Susana Nascimento, do SESCAP/SE e Walter Sá da APEJESE, o Diretor Geral Adailton Vilela de Almeida, a coordenadora pedagógica Lana Glicia Veiga, os coordenadores Ivis Melo, Ermelino, Marcia Machado, Sérgio Ricardo, os professores Cintia Fiel, Vanderson de Melo e os paraninfos Lúcio Madureira (FACAR) e Garcia Leite (FASER) e os anfitriões nossos queridos alunos.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade fez a entrega de certificado para o melhor aluno do curso de Ciências Contábeis, a formanda Priscila do Nascimento Almeida.

A Organização do evento foi feita pela empresa Promove.

Fotos Relacionadas

VI Encontro Pedagógico VI Encontro Pedagógico FASER e FACAR

No período de 28 à 30 de julho de 2015 foi realizado o VI Encontro Pedagógico das Faculdades FASER e FACAR com todos os diretores, coordenadores, docentes e colaboradores.

No dia 28 de julho de 2015 tivemos uma palestra sobre “Aprendizagem Significativa e Afetividade: Relação Professor x Aluno” ministrada pela Mcs Marilene B. da Cruz Nascimento onde foi abordado vários pontos relacionado ao ensino aprendizagem.

Para a Profa Mcs Marilene As pessoas aprendem de diferentes maneiras e possuem estilos preferenciais de aprendizagem. Por exemplo, vamos considerar o processo de cozer um ovo. Algumas pessoas acreditam que aprenderão muito melhor se buscarem um livro de receitas e lerem (geralmente em voz alta) todos os passos da receita. Esses indivíduos que aprendem ouvindo são chamados auditivos.

Outros indivíduos podem utilizar uma maneira mais simples do que a leitura, portanto, basta apenas ficarem olhando o processo; ou seja, observando uma pessoa fazendo. Esses indivíduos que aprendem observando são chamados de visuais.

Finalmente, há um terceiro tipo que só conseguem aprender fazendo eles mesmos, a esses chamamos de cenestésicos.

Outra surpreendente palestra aconteceu no dia 29 de julho de 2015 com o tema “Acreditar e Fazer” com o Prof. Pompeu Tranzillo que animou bastante o grupo com suas experiências e sabedoria. Pompeu mostrou a necessidade da comunicação, segundo ele “Comunicação, não é o que você fala, é o que os outros entendem” Pompeu também comentou sobre o comprometimento ao trabalho, afirmando que precisamos trabalhar mais..., ser persistente e acreditar nos seus sonhos.

Já no dia 30 de julho de 2015 tivemos as reuniões de coordenações FASER e FACAR onde cada coordenador abordou assuntos pertinente ao seu curso. Um ponto que foi discutido com todos foi a Avaliação Institucional que ocorreu no período de 03 à 13 de julho de 2015 com todos os discente das faculdades Todos os coordenadores solicitaram a atenção na pontualidade/assiduidade, foi também falado sobre o Projeto de Ação Social Amigos FASER/FACAR que acontecerá dia 07 de novembro de 2015.

Para a coordenadora pedagógica o encontro a cada período vem surpreendendo e nesse tivemos um diferencial no dia 29/07 uma palestra com prof. Pompeu Tranzillo com todos os diretores, coordenadores, docentes e colaboradores onde foi mostrado a necessidade da COMUNICAÇÃO entre as pessoas.

Fotos Relacionadas

A Coordenação Pedagógica da FASER fecha parceria com o SESCAP-SE

A Coordenação Pedagógica das Faculdades Sergipana e de Aracaju, na pessoa da Prof.ª Lana Glícia Veiga, fechou parceria com o Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis (SESCAP-SE) para realização de cursos da área contábil nas instalações da Faculdade Sergipana, em particular no laboratório de informática. Esta parceria além de propiciar formação complementar aos alunos e de formação continuada aos docentes do curso de Ciências Contábeis, representa a confiança deste importante órgão, representante da categoria contábil que é o SESCAP-SE, na nossa instituição.

Nossa parceria iniciou com o Curso Prático de Escrituração Fiscal voltado para o SPED Fiscal, realizado nos dias 21 e 22 de julho de 2015, ministrado pelo Prof. Rodrigo Dias Rosa. Neste curso, receberam formação continuada os professores Wilson Costa e Sérgio Ricardo Rezende e formação complementar os alunos do 8º período, Carlos Augusto Araújo Pimentel e Cristina Nascimento Santos, todos do curso de Ciências Contábeis.

Agradecemos a toda Diretoria do SESCAP pela confiança depositada em nossa instituição na pessoa da presidente Susana Nascimento.

Fotos Relacionadas

A Faculdade Sergipana – FASER assinou no dia 17 de junho de 2015, o Termo de Cooperação Técnica para criação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal - NAF -, pela Receita Federal

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é o primeiro de Sergipe e será piloto na Faculdade Sergipana. Disponibilizará orientação contábil e fiscal pelos estudantes e pessoas físicas de baixa renda, bem como a microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos; proporcionará aos estudantes da FASER formação sobre a função social dos tributos e dos direitos e deveres associados à tributação; qualificará o futuro profissional por meio de uma vivência prática acerca das obrigações tributárias, por exemplo, de discussões, criação de palestras, grupos de estudo, treinamentos e visitas guiadas à RFB/Aracaju. Todas estas ações em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe e o SESCAP.

É o curso de Ciências Contábeis da FASER trabalhando sempre em prol do melhor para os estudantes e para sociedade Sergipana!!!

Para a coordenadora do Curso a professora Márcia Machado é um significativo reconhecimento e confiança pelos serviços que desempenhamos. Os serviços a serem prestados contribuirão para sanar as necessidades relativas a orientações tributárias da população de baixa renda. Teremos muito trabalho pela frente, mas o importante é que representa também o crescimento do curso de Ciências Contábeis e da nossa instituição em Sergipe.

Fotos Relacionadas

IX Seminário do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Sergipana

O IX Seminário do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Sergipana, realizado nos dias 19 e 20 de maio de 2015 no Auditório Hilton José Ribeiro do SENAC Aracaju, contribuiu para formação específica dos discentes e para formação continuada dos docentes do curso com o debate sobre a Aplicação das Normas Internacionais Financeiras para as Pequenas e Médias Empresas Brasileiras e a Responsabilidade Civil do Contabilista, temáticas desta nona edição. Como também propiciou a formação empreendedora dos discentes a medida em que todo evento foi organizado pela turma do 4º e 5º períodos sob orientação da professora Márcia Machado, coordenadora do curso, e o acompanhamento direto da professora Fabiana Meneses.

Foram palestrantes no dia 19 de maio de 2015, a Profa. Maria Salete Barreto Leite, Presidente da Academia Sergipana de Ciências Contábeis, com a palestra Contabilidade uma Profissão em Constante Expansão, o Prof. Mestre Jádson Ricarte com a palestra Aplicação das Normas Internacionais Financeiras para as Pequenas e Médias Empresas Brasileiras e o Prof. Esp. Ives Melo de Souza, Coordenador do curso de Direito da Faculdade Sergipana, com a palestra A Responsabilidade Civil do Contabilista.

Estiveram presentes prestigiando o primeiro dia do evento o Prof. Vanderson Melo, Vice-Presidente Administrativo do Conselho Regional de Contabilidade de Sergipe, a Sra. Gleide Selma Santos, Vice-Presidente do Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de Sergipe (SESCAP) e o Prof. Esp. Luiz Ricardo Mariano, Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, modalidade EaD da Universidade Tiradentes.

O evento foi aberto pela Coordenadora Pedagógica da Faser e Facar professora Lana Glícia Veiga e contou com a participação do Prof. Rodrigo Dias de Oliveira Rosa que explanou para os alunos sobre a Comissão Jovens Liderança Contábeis, além da presença dos professores do curso de Ciências Contábeis Cíntia Fiel, Sérgio Ricardo Rezende e Wilson Costa.

No segundo dia do evento foram realizadas nas dependências da Faser os minicursos Ética na Contabilidade, ministrado pela Profa. Esp. Denise Alves Gomes, TI x Contabilidade, ministrado pelo Prof. Me. Marlon Prata, O perfil e as atribuições do contador gerencial, ministrado pelo Prof. Esp. Luiz Ricardo Mariano e Licitações e Contratos, ministrado pelo Prof. Esp. Marcus Vinícius Reis de Alcântara. O sucesso do evento foi oportunizado pela participação de todos os alunos do curso que abrilhantaram esta nona edição.

Fotos Relacionadas

IV IRPF Solidário FASER

Foi realizado nos dias 16 e 17 de abril de 2015, o IV IRPF SOLIDÁRIO FASER organizado com desempenho pelos alunos do 6º e 7º períodos do Curso de Ciências Contábeis, sob orientação do Professor Sérgio Ricardo Rezende.

Esta quarta edição do projeto ainda contou com a capacitação dos alunos no dia 08 de abril de 2015 sobre as Atualizações do Imposto de Renda Pessoa Física, realizada pelo auditor fiscal Nilson Nascimento Lima da Delegacia da Receita Federal de Aracaju.

Para a coordenadora do curso Márcia Machado, o projeto amplia a formação prática dos futuros profissionais e ao mesmo tempo agrega ação social em prol de entidades beneficentes. Este ano beneficiará com a arrecadação de alimentos não perecíveis a Entidade de Acolhimento Mista Dr. Gilton Feitosa no Conjunto Fernando Collor na cidade de Socorro.

A coordenadora pedagógica Lana Veiga parabeniza a todos pela realização do um projeto. São ações desse porte que faz a diferença no ensino aprendizagem, com certeza os alunos aprendem muito usando a TEORIA x PRÁTICA.

Fotos Relacionadas

Visita técnica a Secretaria de Estado da Fazenda de Sergipe

No dia 07 de abril de 2015 a turma do 2º e 3º períodos do Curso de Ciências Contábeis da FASER realizaram visita técnica a Secretaria de Estado da Fazenda de Sergipe. Na oportunidade os alunos puderam conhecer o Setor de Cadastro de Dívidas Pessoa Jurídica, Setor de Parcelamento no âmbito da administração estadual e Setor de Nota Fiscal Avulsa. Aprenderam ainda como cadastrar senha da pessoa jurídica para acesso aos diversos serviços virtuais no site da Sefaz-Se.

A visita técnica é um importante recurso metodológico, pois propicia aos acadêmicos a verificação na prática dos conteúdos socializados em sala de aula. O Professor Sérgio Ricardo Rezende foi responsável pela visita e acompanhou os alunos, oportunizando o alinhamento do conhecimento sistematizado da Contabilidade com a ação profissional.

Fotos Relacionadas

V Encontro Pedagógico das faculdades FASER e FACAR

O V ENCONTRO PEDAGÓGICO das faculdades FASER E FACAR realizado nos dias 26, 27 e 28 de 2015 com o tema "Reconstrução do conhecimento do professor, como agente transformador de ato educar". No dia 26 de janeiro de 2015, tivemos a palestra da psicóloga e educadora Andreia Chagas trouxe de maneira dinâmica informações valiosas sobre as formas de relacionamento com os alunos e o olhar do professor como facilitador da construção do conhecimento.

No dia 28/01 tivemos as reuniões dos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Fisioterapia e Enfermagem. Já no dia 29/01 foi ministrada pela professora Monica Guimarães uma palestra para os colaboradores com o tema “Qualidade nos Serviços”.

Foram convocados todos os docentes e colaboradores para participarem, tivemos um público extremamente compromissado e aberto as mudanças, diz Lana Veiga coordenadora pedagógica.

Para a coordenadora do curso de Ciências Contábeis Márcia Machado o encontro Pedagógico superou suas expectativas, isso demonstra o empenho da Direção e da Coordenação Pedagógica em proporcionar aos professores momentos de formação de qualidade. Todas as palestrantes foram ótimas e agregaram novos conhecimentos necessários a nossa prática, bem como a participação dos professores que estavam presentes abrilhantou o evento".

Já a coordenadora do curso de Fisioterapia Acácia Pinto, o V Encontro pedagógico contribuiu significativamente para repensarmos no modelo de aula, de avaliação e de conduzir o curso. Parabéns à direção, coordenação pedagógica e a todos que contribuíram para a realização do evento.

No dia 29/01 foi realizada uma palestra com todos os colaboradores, ministrada pela professora Mônica Guimarães intitulada “Qualidade nos Serviços” Durante a palestra a professora Mônica pontuou alguns aspectos relevante para o BOM ATENDIMENTO. Falou também sobre serviços esperado, oferecido e percebido. Para o gerente da unidade Thiago Henrique a palestra foi bem produtiva em todos os sentidos, mostrando a importância das relações humanas na organização, focando as questões do atendimento e otimização dos processos, pois a IES depende de todos os setores para estar em pleno funcionamento.

Já para Rosana Torres secretaria setorial agradeceu a Professora Lana pela atitude, e a Professora Mônica pela gentileza de compartilhar com todos um pouco de seu conhecimento e de seu tempo.  Que cada um possa refletir e procure sempre a melhoria pessoal e, consequentemente profissional! Que tenhamos mais treinamentos.

Para Lana Veiga a coordenadora pedagógica a semana foi extremamente proveitosa com várias informações pertinentes ao nosso dia a dia enquanto educadores e principalmente formadores de opiniões.

Fotos Relacionadas

V Mutirão de Cálculos Trabalhistas - FASER

Realizado no dia 19 de Novembro de 2014, o V MUTIRÃO DE CÁLCULOS TRABALHISTAS, evento promovido pela Faculdade Sergipana nesta edição do evento os organizadores foram os alunos das turmas do 5º e 6º períodos do Curso de Ciências Contábeis, sob a orientação do Prof. Sérgio Ricardo Vieira Rezende, responsável por ministrar a disciplina Contabilidade Financeira.

Na oportunidade também ocorreu a palestra sobre o tema: Assédio Moral no Trabalho, palestra esta ministrada pela Advogada e Profa. Andréa Soraya Diniz da Cunha.

O V Mutirão de Cálculos Trabalhistas –FASER é uma atividade onde é colocada em prática toda a teoria ministrada aos alunos em sala de aula, o projeto deste ano iniciou-se com a visita técnica ao Ministério do Trabalho e foi encerrado com a participação de todos os alunos dos períodos 5º e 6º com a elaboração dos cálculos trabalhistas e de esclarecimentos das dúvidas trabalhistas de todas as pessoas que puderam comparecer naquele dia, como também daquelas pessoas que enviaram suas dúvidas através do e-mail do projeto.

Mais uma vez o evento foi um Grande Sucesso, os Alunos, o apoio Docente e toda comunidade foram as Estrelas desse V MUTIRÃO DE CÁLCULOS TRABALHISTAS. Parabéns a todos mais uma vez. E QUE VENHA O VI MUTIRÃO DE CÁLCULOS TRABALHISTAS!!!

Fotos Relacionadas

Projeto de Ação Social AMIGOS FASER e FACAR

O Projeto de Ação Social AMIGOS FASER e FACAR ocorrido no dia 01 de novembro de 2014, foi sem dúvida um excelente encontro com todos os cursos envolvidos e a comunidade do Conjunto Rosa Elze na Escola Olga Barreto superando todas as expectativas de público. Foram mais 300 atendimentos realizados, segundo a coordenadora pedagógica Lana Veiga.

Com certeza o objetivo do projeto foi alcançado houve a participação dos discentes e docentes dos cursos de Ciências Contábeis, Administração, Direito, Enfermagem e Fisioterapia em uma grande ação social na comunidade. Foram observados as dificuldades da comunidade principalmente no que diz respeito ao orçamento familiar e orientações jurídicas nas áreas trabalhista, civil e criminal.
O projeto teve início com a palestra ministrada pela psicóloga Izabela Bezerra com o tema "Resiliência: Uma Atitude para a Paz".

O curso de fisioterapia orientado pela coordenadora Acácia Pinto realizou atuação preventiva com avaliação postural e orientações da postura em diversas atividades domiciliares e antropométrica, com medidas de peso, altura, índice de massa corporal, circunferência abdominal, pressão arterial, considerados indicadores de risco de doenças cardiovasculares. Os alunos também realizaram atividades lúdicas com as crianças presentes no local. Pudemos atender e orientar a mais de 80 pessoas.

Para a coordenadora Márcia a ação de orientação sobre Orçamento Familiar, realizada pelo curso de Ciências Contábeis, contou com o atendimento a diversas pessoas do Conjunto Eduardo Gomes no sentido de ajudá-los a entender e a montar seu próprio orçamento familiar. Foi desenvolvida pelos alunos do 3º e 4º períodos do curso, sob a orientação da Coordenação do Curso, Profa. Márcia Machado, e prestigiada pelos professores Bruna Monalisa, Cíntia Fiel, Lana Veiga, Sérgio Ricardo Rezende e Wilson Costa. Configura-se uma grande oportunidade de consolidação dos conhecimentos adquiridos em disciplinas do curso e de interação com a sociedade. Esta ação representa portanto, a promoção de ampliação dos conhecimentos, em nível de extensão, que a FASER tem promovido na busca pela excelência na competência técnica e humana dos seus egressos e no retorno a sociedade da credibilidade que esta proporciona a instituição.

O curso de enfermagem contribuiu com aferição da Pressão Arterial, Glicemia e o exame de prevenção do `câncer de mama, a turma do 1º período foram responsáveis pela ação na Escola Olga Barreto orientados pelo coordenador do curso Francisco Klank e Elaine Tavares Barreto. A professora Maria Gabriela ministrou palestra sobre "Noções Básicas de Higiene Corporal".

Já o curso de Administração ficou responsável pela recepção aos alunos e pais e auxiliando a todos envolvidos no projeto, sob a orientação da coordenadora Carina Angélica.

Os alunos do curso de direito ficaram responsáveis pelas orientações jurídicas como trabalhista, civil e criminal. Na área trabalhista os alunos receberam um grande público e os mesmos estavam sob a supervisão da professora Andrea Soraya. As outras áreas foram orientadas pelos professores Abelardo Inácio, Marcelo Poconé, Márcio Danilo e Lorena Campos.

Fotos Relacionadas

IV Mutirão de Cálculos Trabalhistas - FASER

Realizou-se no dia 23 de outubro de 2013, o IV Mutirão de Cálculos Trabalhistas, evento promovido  pela Faculdade Sergipana. Nesta edição do evento os executores foram o alunos das turmas do 5º e 6º períodos do curso de Ciências Contábeis, sob a orientação do Professor Sérgio Ricardo Vieira, esponsável por ministrar a disciplina Contabilidade Financeira.

Na oportunidade também ocorreu a palestra sobre sobre a Emenda Constitucional nº 72, a chamada PEC das Domésticas, tendo como palestrante a advogada e Profa. Lissa Lobão.

O IV Mutirão de Cálculos Trabalhistas -  FASER é uma atividade interdisciplinar que visa proporcionar aos alunos do curso de Ciências Contábeis além da consolidação dos conteúdos aprendidos em sala de aula, a associação de disciplinas realizadas durante os períodos cursados, como Administração e Relacionamento com Clientes, Contabilidade Financeira, Direito Social e Trabalhista e Matemática Financeira.  
Tem como objetivo esclarecer as dúvidas da comunidade acadêmica da Faculdade Sergipana e Faculdade de Aracaju, além do público em geral, sobre cálculos trabalhistas, através de atendimento ao público via meio eletrônico (reaizado durante o mês de outubro/2013) e atendimento presencial realizado dia 23/10.

O dinamismo das turmas, o apoio docente, e a participação da comunidade fizeram desse evento um GRANDE SUCESSO. Parabéns a todos os envolvidos.

Fotos Relacionadas

5ª edição do Projeto FASER Amigos

Na manhã do sábado, 19 de outubro de 2013, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Oviêdo Teixeira e as instituições de ensino superior Faculdade Sergipana (FASER) e Faculdade de Aracaju (FACAR), em uma ação conjunta, realizaram a 5ª edição do Projeto FASER Amigos. A iniciativa visa desenvolver ações de benefício, informação e atividades para comunidade em diversas áreas, como: Direito, Ciências Contábeis, Administração, Enfermagem, Fisioterapia e Gestão de Recursos Humanos.

Foram realizadas atividades e palestras de orientação sobre orçamento familiar, câncer de mama, verificação de pressão arterial, glicemia, circunferência abdominal, avaliação antropométrica. A escola disponibilizou computadores para esclarecimentos e dúvidas de ordem jurídica.

Com o objetivo de trazer a comunidade para dentro da escola, o coordenador geral da EMEF Oviedo Teixeira, professor Ayslan Jorge, destaca a importância de ações como esta. “A faculdade na escola integra ações em benefícios da comunidade, possibilitando mais um meio de informação e serviços, e a queremos fazendo parte dessa escola. A Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (SEMED) enfatiza a importância da escola em extrapolar seus muros e romper barreiras físicas”, conclui. O evento faz parte do Projeto Político e Pedagógico (PPP) da unidade de ensino.

 Para o Diretor das Instituições Adailton Vilela o projeto FASER AMIGOS aliou o conhecimento teórico da academia à pratica requerida pela vida profissional destes futuros graduados.  Cada curso contribuiu com seu expertise para uma ação conjunta e interdisciplinar. Importante ressaltar a relevância do projeto no atendimento a comunidade do São Carlos, carente de recursos, atendimento e até mesmo de afago e carinho. A participação da comunidade foi espetacular.  Parabéns a alunos e docentes envolvidos no processo.

A professora Lana Veiga, coordenadora pedagógica da FASER/FACAR, informa que o projeto teve sua 1ª edição em 2008, com o objetivo de integrar a teoria com a prática com os alunos de graduação. “Vários cursos estão voltados para atender as comunidades, o que nos dá uma grande satisfação”, conclui.

O projeto também contou com a colaboração dos professores dos cursos como Lissa Lobão, Sérgio Ricardo, Wilson Costa, Andreza Silviano, Ayslan Santos, Rodrigo, Natália Lupinacci e Paulo Autran Leite, afirma Lana Veiga.   

A coordenadora do Curso de Direito Daniela Costa Meneses pontua dizendo que o Projeto FASER Amigos proporcionou a junção de dois pilares básicos para o profundo conhecimento acadêmico: a reunião da teoria com a prática. De fato, uma oportunidade ímpar para aplicação dos conceitos teóricos, mas sem dúvida que o mais importante foi exercitá-los de uma forma tão nobre e social.

Já a coordenadora do Curso de Ciências Contábeis disse que o Projeto FASER Amigos configurou-se uma importante iniciativa das instituições FASER e FACAR, na medida que integrou diversos cursos numa ação social conjunta em prol da comunidade de São Carlos e adjacências, oportunizando aos alunos integrar o conhecimento construído ao longo do curso com  práticas efetivas do campo estudado.

As turmas de Ciências Contábeis, do 3º e 4º período, puderam ampliar o  conhecimento sobre Orçamento Familiar através da realização de curso sobre o tema; construção do projeto de  intervenção para ação junto à comunidade, elaboração de material promocional (Cartilha e Planilha de Orientação para Orçamento  Familiar, entre outros); pesquisar sobre o perfil socioeconômico da  comunidade atendida; e orientar a comunidade sobre como manter o  controle de sua receitas e despesas.

Para Maria José Santos, 69, dona de casa, que passou pela avaliação da pressão arterial com os alunos de enfermagem, a escola deveria estimular mais projetos como este. “Fiquei muito satisfeita com as orientações da enfermeira, porque minha pressão está alterada e tenho que tomar remédios”, afirma.

Fotos Relacionadas

I Seminário ARC

Foi realizado nos dias 20 e 21 de maio de 2013, o I Seminário de Administração de Relacionamento com o Cliente”, realizado pelos alunos do 1º período dos cursos de administração e contábeis. Participaram do seminário empresas convidadas pelos alunos como: SMTT, através da presença de Mauricio Grubisik, Multisev  , William Alves, com o representante, e da OSAF, Allan Cruz.

No momento, os palestrantes mostraram o trabalho desenvolvido por suas empresas e apontaram os pontos relevantes quanto aos conteúdos desenvolvidos em sala, foi a oportunidade impar que os alunos tiveram de verificar que os assuntos desenvolvidos em sala de aula, são trabalhados com maior ou menor aderência pelas empresas. Continuando assim a Faculdade Sergipana, a atender os alunos possibilitando a formação teórica e pratica, desenvolvendo o espírito de equipe e a capacidade de liderança.

Fotos Relacionadas

VII SCCC - FASER

Mais uma edição do VII SCCC-FASER realizado pelos discentes do 4º/5º períodos no período de 09 e 10 de maio de 2013. Tema central “O Profissional Contábil Diante da Nova Realidade”.

O evento promoveu a discussão onde o profissional contábil, tem o desafio de mudar seus conceitos tradicionais quebrando paradigmas, visando à qualidade de melhores serviços prestados aos seus clientes e a sociedade.

Na abertura tivemos total integração dos palestrantes com os participantes. A Srª Eveline Guimarães Barros representante da Fortes Informática falou sobre Escrituração Fiscal e Digital, já a vice presidente de Administrativa do CRC/Se, ressaltou sobre o Programa Voluntário da Classe Contábil (PVCC).

No segundo dia tivemos as oficinas com temas relevantes para o conhecimento de todos. Procedimentos para abertura de empresas com Profº.  Sérgio Ricardo, CHAVE – Competência, Habilidade, Atitude, Valores e Ética com a Prof.ª Raquel Rodrigues Rocha, Planejamento Tributário com o nosso ex-aluno Contador Jorge Eduardo Santos de Andrade e Formação de preço também com ex-aluno Contador Gláucio Palmeira Lima.

De acordo com Lana Veiga, sem medo de errar o saldo da sétima edição do seminário foi muito positivo. O evento foi bastante produtivo, os nossos alunos puderam vivenciar o dia a dia da classe contábil.

Fotos Relacionadas

II IRPF Solidário

No período de 24 e 25 de abril de 2013, a turma do 4º/5º períodos do curso de Ciências Contábeis, orientados pelo prof. Sérgio Ricardo foi realizado mais uma edição do II IRPF SOLIDÁRIO no laboratório da FASER.

Durante a realização foram atendidos mais 20 contribuintes.

O IRPF SOLIDÁRIO recebeu alimentos não perecíveis que foram doados a Creche Almir do Picolé.

O objetivo principal do projeto é oportunizar aos alunos conhecer a legislação especifica do IRPF, como também prestar serviços à comunidade de Aracaju no que diz respeito á orientação e elaboração da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2013.
Fotos Relacionadas

Projeto FASER Amigos Visita Lar Infantil Cristo Redentor

Os alunos do quinto e sexto períodos de administração da FASER realizaram no dia 15 de dezembro de 2012, mais uma etapa do projeto Fazer Amigos. Desta vez a turma visitou o Lar Cristo Redentor que atende meninas entre 10 e dezessete anos, levando oração, divertimento, lanche, produtos de higiene pessoal e muito amor as 14 meninas atendidas pela instituição.

A ação teve o apoio da Fabise biscoitos, Alunos do sétimo e oitavo períodos de Adm, Fazenda Buraco de Bode, professores de Adm que apadrinharam as crianças do lar fazendo doações de roupas e sapatos, professora Maria Augusta que arrecadou materiais e dinheiro entre os amigos e o apoio da Faculdade Sergipana com a disponibilização do transporte para os participantes do projeto, além do grupo de teatro que divertiu as meninas nesta tarde maravilhosa.

O diretor da IES, professor Adailton Vilela, enalteceu o esforço da professora Carina Angélica, Coordenadora do curso de administração da Fazer e a participação de professores e alunos nesta importante empreitada solidária.

Fotos Relacionadas

Visita Técnica dos alunos do 1º período de Direito no dia 03/04/2012.

Na terça-feira, dia 03 de abril de 2012 às 9:30, aconteceu a Visita Técnica dos alunos do primeiro período de Direito da FASER à OAB-SE. Os alunos entrevistaram os Conselheiros Tenison Dórea e Arnaldo Júnior no intuito de conhecer as atribuições e competências dos mesmos perante a referida autarquia.


III Mutirão de Cálculos Trabalhista - FASER

O III Mutirão de Cálculos Trabalhistas FASER é um evento realizado pela Faculdade Sergipana, com a participação da turma do 5º período do curso de Ciências Contábeis, sob a orientação do Professor Sérgio Ricardo da disciplina Contabilidade Financeira. O evento ocorreu no dia 13 de novembro do ano corrente no Roll da FASER.

O evento teve como objetivo esclarecer todas as dúvidas relacionadas a cálculos trabalhistas, garantindo ao trabalhador os seus direitos, visando, sobretudo explicitar algumas normas das relações trabalhistas, voltadas a preparar ainda mais de forma completa o aluno unindo à teoria ministrada em sala de aula a prática utilizada no dia a dia, oferecendo soluções práticas para as dúvidas trabalhistas e principalmente fazer o papel social ajudando a todos da sociedade a esclarecer suas dúvidas e garantir seus direitos trabalhistas.

Ocorreu durante o evento uma palestra sobre RESCISÃO CONTRATUAL ministrada pela Prof.ª Lissa Lobão.

Sem medo de errar o evento foi um SUCESSO, estão todos de PARABÉNS.

Fotos Relacionadas

Acadêmicos de contábeis da FASER participam do 13º ECMS em Itabaiana

Foi  bastante proveitosa a participação dos futuros contabilistas da FASER na Capital do Agreste, onde estiveram presentes cerca de 80 alunos do 1º ao 8º períodos nos dias 28 e 29 de setembro de 2012.
A coordenadora do curso de contábeis, professora Lana Veiga, elogiou a presença dos acadêmicos da faculdade no Encontro de Contabilistas dos Municípios de Sergipe e agradeceu o apoio da Ies para o transporte dos estudantes.

Entre as presença ilustres do meio acadêmico, político e social, destacaram-se a deputada Maria Mendonça, os presidentes do CRC e SIDINCONT  e palestrantes do mais alto gabarito que trabalharam temas de alta relevância, como: Empreendedorismo,perfil do novo profissional contábil,desenvolvimento da sociedade e contabilidade e motivação.Foi mais uma grande oportunidade de aprendizado oferecido pela coordenação do curso com o apoio da Faculdade Sergipana.

Fotos Relacionadas

Clean Up The World 2012

A FASER participou da 10º edição do evento Clean Up The World 2012 - a maior Campanha de Limpeza do Mundo de rios, praias, lagos e lagoas -, que aconteceu simultaneamente em mais de 125 países, mobilizando cerca de 35 milhões de pessoas em todo o globo. Em Sergipe, o evento foi realizado pela segunda vez com a organização do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp).

O grupo da FASER formado por alunos do 1º ao 4º período de Recursos Humanos, sob a coordenação da Prof.ª Raquel Rodrigues Rocha, fez presença com aproximadamente 30 alunos.

Em Aracaju 37 instituições participaram do evento, de acordo com a Setransp. De acordo com o Setransp, a capital sergipana é a única no Nordeste a aderir ao projeto. Mais de 800 pessoas foram às areias das praias Atalaia, Aruana e Sarney contribuir para o movimento de preservação do meio ambiente.

http://www.setransp-aju.com.br/noticias_leitura/33887/37-empresas-aderiram-ao-projeto-clean-up-the-world-2012.html

www.infonet.com.br/cidade/ler.asp?id=133762&titulo=noticias

Fotos Relacionadas

Projeto - Dia do Administrador

Nos dias 10 e 11 de setembro de 2012, a instituição realizou mais uma comemoração do dia do Administrador com o tema: Administração Pública. Nestes dias foram aprofundados conceitos sobre a questão da importância da profissionalização do gestor público.

No primeiro dia o Coordenador Pedagógico Mauricio Nascimento, representando o Diretor da instituição falou da relevância do gestor em controlar as ações. O prof. Msc Cleriston Silva enfatizou o papel do administrador frente a administração pública, mostrando os conceitos de políticas públicas e das funções da administração, como também a necessidade de profissionalização deste setor, mostrando que é importante a participação da sociedade neste processo.

Logo após iniciou-se a apresentação de artigos sobre a gestão pública. A primeira foi “Gestão Estratégica de Recursos Humanos: Políticas Integradas”, com Eúde do Amor Cornélio (E-Tec) que buscou mostrar a análise do modelo vigente de gestão de RH, os tipos de políticas de RH executadas e como também a preparação para o novo modelo de gestão do Estado Brasileiro.

O segundo artigo foi apresentada por Aldina Almeida com o tema “O papel da Secretaria de Controle Interno no município de Aracaju/SE no pagamento a Fornecedores” enfatizaram, compreendendo se o processo de monitoramento no pagamento de fornecedores, utilizado pela Secretaria Municipal de Controle Interno de Aracaju, impacta positivamente na efetividade das ações de controle.

A última trouxe a questão dos resíduos sólidos em NS Socorro por Gladyson Oliveira, que teve por objetivo demonstrar o que se entende por gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos como ações governamentais colaboradoras na redução da quantidade de lixos gerados pela população nos municípios.

No último dia, teve a participação do Prof. Dr. Napoleão dos Santos Queiroz, que tratou do “Histórico da Administração Pública Brasileira”, mostrando a relação de Portugal e depois do Brasil. A palestra abordou temas como recursos humanos, carga tributária, saúde pública e tendência da administração privada e pública para os estudantes de administração. A participação dos alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Recursos Humanos como também dos docentes (Marcia Machado, Monica Macedo, Augusta Maia, Lana Glicia e Ana Maria) abrilhantaram este evento.

Mais uma vez a coordenação do curso de administração agradece a participação de todos que se empenharam para o sucesso deste evento.

Fotos Relacionadas

Mesa redonda sobre a 1ª CONSOCIAL.

Aunos do 2º e 3º períodos do curso de Ciências Contábeis da FASER debateram, em Mesa Redonda realizada dia 23 de março de 2012, a 1º Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social - CONSOCIAL. Confira notícia publicada no site do evento:

http://www.consocial.cgu.gov.br/etapas-estaduais/SE/noticias/em-sergipe-semana-e-encerrada-com-o-segundo-debate-academico-sobre-a-consocial/noticia/


DCE da FASER em parceria com a faculdade implantam cursos de línguas

Já está em pleno funcionamento o curso de Inglês oferecido pelo Diretório Central dos Estudantes em parceria com a Faculdade Sergipana, com duas turmas tendo aulas todos os sábados das 15 às 17 horas. É a primeira fase de um projeto que vai contemplar ainda as línguas espanhola e o Latim, num futuro próximo.

As aulas são abertas para a comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários) e para população em geral.As duas primeiras turmas são compostas por todos estes públicos, oportunizando a todos este importante benefício.

Segundo o presidente do DCE, Eude, a intenção é aumentar o numero de turmas e ampliar o leque de línguas oferecidas para atender um maior número de interessados.

O professor Adailton Vilela, diretor da unidade, está satisfeito com a parceria, pois é função da IES, promover ações que beneficiem a comunidade em geral e os clientes internos da faculdade. Enfatiza ainda que as horas dedicadas ao estudo no sábado poderão ser aproveitadas para atividades complementares pelos alunos da instituição. A Faser é a faculdade pioneira entre as IES particulares neste tipo de iniciativa.

É a Faser trabalhando seu compromisso com a qualidade e responsabilidade social. Confiram as fotos.
Fotos Relacionadas

Colação de Grau de Ciências Contábeis 2012

Mais uma Colação de Grau da Faculdade Sergipana - FASER do Curso de Ciências Contábeis no auditório da SEMEAR. A solenidade contou com as presenças dos presidentes do CRC/Se: o Srº Aécio Dantas, Sindicont, o Srº José Arnaldo, ASCC, o Srº Minervino Doria e a vice-presidente Administrativa do Sescap, a Srª Susana Nascimento. PARABÉNS aos formandos Cleber Emanuel, Eval Santos, Helder Teles, Barbara Bento, George Santos e José Roberto Coelho. O aluno José Roberto Coelho recebeu das mãos do presidente do CRC/Se o diploma de mérito estudantil por obter a melhor média entre os formandos. SUCESSO a todos!

Fotos Relacionadas

Acadêmicos do Curso de Gestão de Recursos Humanos apresentaram os seus Projetos Integrados Multidisciplinares (PIM).

Depois de tantas horas de pesquisa, visitas técnicas, análise de dados chegou a hora da apresentação dos trabalhos perante a banca examinadora. Os alunos do Curso Tecnólogo em Gestão de Recurso Humanos, períodos 1º, 2º, 3º e 4º, reunidos em grupos, apresentaram em Seminário os resultados da sua pesquisa, após levantamento das características e práticas existente da organização que foi foco de investigação.

No dia 18 do corrente mês ocorreu o Seminário do 1º e 4º períodos. Alunos ingressantes e formandos trocaram experiências no desenvolvimento e apresentação dos seus projetos. Já os alunos dos 2º e 3º períodos foi no dia 21 do mesmo mês.

De acordo com o Programa Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia da Faculdade Sergipana, o Projeto PIM tem 100 horas para seu desenvolvimento e apresentação, sendo: 30h para pesquisas e levantamento de dados sobre os objetos do Projeto; 60 horas para análises e relacionamento dos dados levantados para preparação e apresentação do Projeto escrito dentro das normas monográficas da ABNT e; 10 horas para preparação e apresentação do trabalho perante uma banca examinadora.

O momento de apresentação é considerado, para alguns, o ponto nevrálgico, mas que no final propicia um verdadeiro clima de festa. O “PIM é extremamente salutar para nós universitários, insere-nos na pesquisa científica e com isto nos leva a fazer uma viagem pelo mundo do conhecimento”, relatou Luciano Costa Machado – aluno do 3º período. Já para a aluna Maria Elisângela, no começo do curso “tinha grande dificuldade em falar em público (...) Porém, é uma grande oportunidade para enfrentar o desafio e me superar, além da troca de conhecimentos que há durante as apresentações dos projetos”.

Sobre o PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

De acordo com o Prof. M.Sc. Cleriston S Silva, professor-orientador do Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM), o profissional moderno deve atuar como um agente facilitador de estratégias organizacionais. Nesse sentido, o PIM tem como objetivo buscar inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, com caráter prático complementar do processo de ensino-aprendizagem. Assim, cada grupo (composto de 4 a 6 alunos) identifica uma organização no mercado e a analisa, apresentando como conteúdo do Projeto.

Essa imersão no contexto de uma organização favorece aos alunos um refinamento dos conceitos relacionados à estrutura e as práticas de gestão organizacional. Essa análise propicia ao aluno uma visão ampla das dificuldades existentes na implementação, execução e avaliação dos modelos administrativos.

Outra grande contribuição no desenvolvimento do PIM é a prática da realização de pesquisa científica, visto que os alunos elaboram relatório conclusivo com suas ponderações, aplicando as técnicas e metodologias de produção científica, relata o Prof. M.Sc. Cleriston Silva.

Fotos Relacionadas

IRPF Solidário 2012

A turma do 4º período esteve ontem no estacionamento do Shopping Jardins para tirar e fazer as declarações de IR. Foram tiradas várias dúvidas das pessoas que procuraram o ônibus da campanha. Segundo o profº Sérgio Ricardo os alunos aprenderam muito unindo a teoria à prática.

Fotos Relacionadas

Acadêmicos da FASER visitam a OAB/SE

Publicada em 03/ de abril de 2012.

Acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Sergipana (FASER) visitaram a sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Sergipe (OAB/SE), na manhã de hoje, 3, com o objetivo de conhecer  o funcionamento  da entidade.

Durante o encontro, os graduandos do primeiro período do curso de Direito assistiram a um breve histórico sobre a entidade por meio de um vídeo institucional.  Logo depois, os conselheiros Seccionais, Thênisson Dória e Arnaldo Machado de Aguiar, foram convidados a palestrar para os estudantes. Em forma de bate papo, eles esclareceram dúvidas, apresentaram o Estatuto da Advocacia da OAB e também compartilharam experiências do cotidiano profissional.
Thênisson Dória explicou a importância da aproximação entre a Ordem e os estudantes de Direito. “Nestes encontros falamos do papel do advogado na sociedade. As diretrizes da sua atuação, tanto os direitos quanto as obrigações. Essa visita é salutar para o aprimoramento do aluno”, enfatizou.
Enquanto isso Arnaldo Machado salientou o papel de conscientização desses eventos. “Tem sido a tônica dessa gestão, desde o início, uma aproximação com o alunado. Seja no sentido de discutir junto com o corpo discente das faculdades os principais temas como também ouvi-los, e oportunizar um debate para conscientizá-los da importância da advocacia, da Ordem e o papel que ela desenvolve”, explanou.

Alunos aprovam a visita

Para Ronaldo Eloy, representante da turma, a Ordem dos Advogados do Brasil possui uma importância ímpar. “A OAB é um órgão que tem uma história de luta e construção no país. Acredito que a sede da Ordem seja o melhor local para compreender como funciona esse trabalho relevante para a sociedade”, pontuou.
Já Alisson Oliveira, também estudante da Faser, destacou a oportunidade de estar perto da comunidade advocatícia. “É uma oportunidade de conhecer mais de perto as ações nas quais OAB/SE está engajada. Sabemos da tradição da Ordem, da importância que ela teve e tem em todos os momentos da história do nosso país”, exaltou.

Fotos Relacionadas

VI Seminário do Curso de Ciências Contábeis - FASER

Em comemoração ao DIA DO PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE a Faculdade Sergipana - FASER realizou no auditório do SENAC o VI Seminário do Curso de Ciências Contábeis FASER com tema "A CONTABILIDADE NO TERCEIRO SETOR"

24 de abril de 2012 - Palestra “O papel da contabilidade na busca pela sustentabilidade do terceiro setor” com a Prof.ª Esp. Patrícia Cardoso Santos e Palestra Motivacional com a Srª Luciene Macêdo Feitosa.

25/04/2011 – Realização de oficinas na Faculdade Sergipana – FASER

1- Análise de negócios: Novas competências para o contador - Prof.ª Msc. Maria dos Santos.
2- Como gerenciar seu fluxo de caixa - Contador: Glaucio Pereira.
3- Marketing pessoal e profissional - como gerenciar minha carreira - Prof.ª Raquel Rodrigues Rocha.
4- Documentos necessários para constituição de empresa - Profº Contador Sérgio Ricardo Resende.

O evento foi organizado pelos alunos do 4º período orientados pela coordenadora e professora Lana Veiga. O CRC/Se foi representado pela vice-presidente Administrativa, a contadora Maria Salete Barreto, que no ato estava representando o presidente.

O diretor da Instituição, o Srº Adailton Vilela, abriu os trabalhos falando da importância do profissional da contabilidade para as empresas e toda sociedade. A vice-presidente administrativa parabenizou a turma pela realização do evento como também a Instituição dizendo que são iniciativas como essas que fazem a diferença. Além disso, deu os parabéns pelo dia do contabilista.

A coordenadora agradeceu a presença e lembrou o Fernando Pessoa: “‘Tudo vale a pena quando a alma não é pequena’. A força e a garra do grupo valem muito nesse momento. Contabilizar vitórias é a marca de qualquer ser humano apto a enfrentar desafios e com certeza sem medo de errar o evento está sendo um SUCESSO. PARABÉNS JOVENS BRILHANTES”!

Durante o evento foram sorteados livros doados pelo CRC/Se e Sescap.

Fotos Relacionadas

Visita técnica dos alunos do 1º periodo do curso de Direito FASER à OAB-SE.

Nesta terça-feira, dia 03 de abril de 2012 às 09h20, os alunos do primeiro período de Direito da FASER realizaram uma visita técnica à OAB-SE. Na ocasião os alunos entrevistaram os Conselheiros Tenison Dórea e Arnaldo Júnior no intuito de conhecer as atribuições e competências dos mesmos perante a referida autarquia. Durante a entrevista dos alunos com os Conselheiros os mesmos geraram uma participação interativa, esclarecendo dúvidas sobre o funcionamento das atividades do referido Órgão. Foi uma grande oportunidade de aproximar os acadêmicos de seu futuro Órgão de Classe, estimulando-os a continuar seus estudos em busca de seus objetivos. O coordenador do curso de Direito da FASER, professos Gilberto Romano, enfatizou que ações semelhantes serão realizadas durante os próximos períodos.

Fotos Relacionadas

Projeto IRPF Solidário

IES, CRC/SE e SEBRAE JUNTOS A FAVOR DA SOCIEDADE SERGIPANA

Período: 09 à 13 de abril de 2012
Horário: 14:00h às 22:00h
Local: Estacionamento do Shopping jardins
Coordenação: Conselho Regional de Contabilidade
Faculdade Sergipana – FASER: 09 de abril

Justificativa:

A Atividade de Extensão pode ser considerada como uma parceria entre a Instituição de Ensino Superior e a Sociedade que visa atender as demandas da comunidade em geral e à redefinição de atividades de ensino e pesquisa, assim como a prestação de serviços, na qual a Instituição, através do corpo docente e discente atende às necessidades da comunidade. É uma prática acadêmica que estimula o crescimento profissional e a responsabilidade social nos universitários.

Diante desta proposta de atuação das instituições de ensino e dando continuidade à realização do Projeto de Imposto de Renda, que teve sua primeira edição em 2009, o CRC tomou a iniciativa de unir as instituições de ensino superior do Estado de Sergipe com o objetivo de mostrar a importância do contabilista no desempenho das suas funções, especialmente no que diz respeito a confecção do IRPF, objeto deste projeto, contribuindo também para complementar o conhecimento do discente aprendido em sala de aula.

Desta forma, justifica-se a elaboração e realização do projeto da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda referente ao exercício de 2012, tendo em vista que muitas pessoas que estão obrigadas a declararem o referido imposto, não têm conhecimento suficiente, acesso a Internet e/ou recursos financeiros para procurar um profissional.

O evento não é de cunho lucrativo e o seu foco é o conhecimento e o auxilio a sociedade, visando buscar parceiros que acreditam na educação, na valorização do profissional e, no saber fazer.

De acordo com diploma legal, está obrigada a apresentar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda referente ao exercício de 2012, a pessoa física residente no Brasil que, no ano-calendário de 2011.

FASER adere ao programa Mesário Voluntário do TRE-SE.

Mesário voluntário: Presidente do TRE/SE assina termo de cooperação com faculdades.
O Termo de Cooperação proporciona aos estudantes a conversão das horas trabalhadas para a
Justiça Eleitoral em horas de atividades complementares
Terça-feira, 27 de março de 2012, às 18:13

Na tarde desta terça-feira (27), representantes de Instituições de Ensino Superior
compareceram ao gabinete da presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe
(TRE/SE), Desª Aparecida Gama, para assinatura de termo de cooperação, que tem por
objetivo captar voluntariamente estudantes para exercerem a função de mesário.

Desenvolvido desde 2004 pela Justiça Eleitoral, o programa Mesário Voluntário procura
incentivar o cadastro voluntário nas atividades de mesário, com intuito de evitar a
convocação obrigatória. Atualmente, Sergipe possui 4.920 seções eleitorais e cada uma
delas precisa de quatro mesários (presidente, 1º mesário, 2º mesário e o secretário).

O Termo de Cooperação, que vale para os pleitos de 2012, 2014 e 2016, proporciona aos
estudantes a conversão das horas trabalhadas para a Justiça Eleitoral em horas de
atividades complementares.

De acordo com a Desª Aparecida Gama, o convênio do TRE/SE com as instituições de ensino
visa a tomada de consciência e uma maior participação dos jovens no exercício da
cidadania. "Os estudantes mesários terão computadas de 12 a 15 horas em atividades
complementares, conforme estabelecer cada faculdade", esclareceu.

"No meu ponto de vista essa parceria entre o meio acadêmico e o TRE/SE é muito
importante, no sentido de que o aluno além de exercitar sua cidadania também ganha horas
no seu currículo universitário", afirmou o reitor das faculdades FASER e FACAR, Adailton
Vilela.

Universidades conveniadas com TRE/SE:

Universidade Tiradentes (UNIT);
Faculdade São Luiz de França;
Faculdade Serigy;
Faculdade Ages;
Faculdade Pio Décimo;
Faculdade de Sergipe (FASER);
Faculdade de Aracaju (FACAR);
Faculdade Amadeus (FAMA);
Universidade Estácio de Sá (FASE);
Faculdade José Augusto Vieira;
Faculdade Maurício de Nassau;
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS).

Inscrição

A inscrição para quem deseja ser mesário voluntário pode ser feita através de formulário
disponível no site do TRE/SE ou pessoalmente nos cartórios eleitorais.

Mais informações

Acesse o portal do Mesário Voluntário ou envie e-mail para
mesariovoluntario@tre-se.gov.br e tire todas as dúvidas.

III Feirão Itinerante dos Impostos – FASER

Aos sete dias do mês de novembro do ano de dois mil e onze, os alunos do 3º período do Curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Sergipana, reuniram-se na quadra esportiva da instituição para organizar e apresentar o III Feirão de Impostos Itinerante FASER. O tema trabalhado pelos alunos foi “Os tributos que incidem sobre os combustíveis e lubrificantes”. Houve uma construção de um posto de combustível, fictício, o qual foi denominado de POSTO TRIBUTANDO LEGAL. Todos os alunos da FASER e FACAR visitaram a exposição e ficaram bastante impressionados com a carga tributária sobre  os combustíveis e lubrificantes. Durante o evento a professora Lana Veiga falou sobre a arrecadação tributária em Sergipe e no Brasil através de perguntas e respostas. O colóquio chamou atenção de todos os presentes, e nesse momento a quantidade de visitantes aumentou.

O evento também contou com a presença do diretor ,professor  Adailton  Vilela e do coordenador pedagógico,professor Mauricio Nascimento. Os mesmos visitaram atentamente os estandes e como todos que visitavam acharam a carga tributária enorme.

Para a coordenadora Lana Veiga o III Feirão mostrou que é sim possível, unirmos a teoria à prática. Todos os alunos se empenharam para desenvolver o projeto sob a orientação dos professores Patrícia Cardoso e Rodrigo Dias. A coordenação do curso agradece a todos que de  forma direta ou indireta contribuíram para o SUCESSO do evento. PARABÉNS!

Fotos Relacionadas

Projeto de Atividades Práticas de Ações Sociais


II Mutirão de Cálculos Trabalhistas – FASER

Foi um SUCESSO o II Mutirão de cálculos trabalhistas – FASER houve uma interação muito boa com o público, todos queriam saber informações sobre o setor departamento de pessoal.

Segundo os alunos que organizaram o Mutirão a interação com todos foi bastante produtiva. Acreditamos que houve um aproveitamento por parte de todos nós, principalmente por que observamos a teoria e a prática. É claro que esse resultado só foi possível por que toda a turma estava envolvida com o projeto. 

O aluno Célio Samaronne do 1º período conseguiu tirar suas dúvidas no preenchimento do seu contra cheque. Para ele todos estavam bem focados e dominando o assunto em pauta.

Já o aluno Helder Teles ressaltou a dedicação com que à turma organizou o II Mutirão, ressaltando o conhecimento de todos no momento da consulta. Eu fui muito bem assessorado pelo grupo, pois todos estavam sabendo o conteúdo que envolve cálculos trabalhistas. PARABÈNS a todos.

Para a coordenadora e orientadora do projeto Lana Veiga o projeto mostrou que é sim possível unirmos a teoria com a prática. No hall da FASER foi montado um laboratório para atender a todos que tinham interesse em participar. Os alunos se engajaram no projeto, levando o aprendizado da sala de aula sobre os cálculos que envolvem uma folha de pagamento, rescisão contratual, férias e 13º salário, para mostrar aos seus colegas, de forma clara e objetiva. Com certeza  conseguiram! Só nos resta agradecer a todos que, de forma direta ou indireta contribuíram para o SUCESSO do evento. PARABÉNS!

Fotos Relacionadas

15 de Agosto – Dia da Informática

Em comemoração ao 15 de Agosto, Dia da Informática, tecnologia que vem revolucionando o mundo no decorrer dos anos, a Coordenação do Curso de Gestão da Tecnologia da Informação da Faculdade Sergipana – FASER, o professor Márcio Macário Costa, convidou o Sr. Marco Antônio Moreira Pacheco, responsável pelos Cursos a Distância do Serviço Nacional da Indústria – SENAI, para ser palestrante.

O palestrante agraciou os alunos ingressantes e os veteranos do Curso de Gestão em TI, com o tema “Ingressando no Mercado de Trabalho – Qualificação x Experiência”.

De acordo com o professor Márcio Macário, o tema serviu para tirar algumas dúvidas sobre o mercado de trabalho na área de TI e sobre o processo de certificações e também cursos usando a plataforma tecnologia à distância o EAD.

Fotos Relacionadas